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Nossa Cidade

1º trimestre deste ano registra queda de 32% dos óbitos em vias urbanas de Campinas

Com seis mortes a menos nas vias urbanas de Campinas, o primeiro trimestre de 2024 registrou queda de 32% no total de vítimas fatais no trânsito em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 13 mortes neste ano e 19 no mesmo período de 2023. O índice preliminar compõe o Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), divulgado mensalmente com dados acumulados do período.

 

Motociclistas e garupas, pedestres e ocupantes de demais veículos representaram os mesmos 31% do total de mortes no trânsito em 2024. Foram quatro vidas perdidas em cada grupo.

 

Assim como ocorreu nos dois meses iniciais de 2024, também houve redução nas mortes de motociclistas no eixo urbano. A queda foi de 60% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 10 vítimas fatais.

 

O total de quatro mortes de pedestres registrado neste ano é 33% menor que o número do primeiro trimestre de 2023 (seis vítimas fatais). O índice de 33% se inverte para alta entre os ocupantes de demais veículos: foram quatro mortes entre janeiro e março deste ano e três em 2023. Entre os ciclistas, que somaram 7% dos óbitos, uma morte foi registrada em 2024 e nenhuma no primeiro trimestre de 2023.

 

Confira as vias urbanas onde os 13 óbitos foram registrados:

 

– Avenida Lix da Cunha: 1 motociclista.

– Rua José Ferreira de Brito: 1 ocupante demais veículos.

– Rua Prof. Dr. Emílio Coelho: 1 pedestre.

– Rua Ferreira Penteado: 1 pedestre.

– Avenida Deputado Luis Eduardo Magalhães: 1 motociclista.

– Avenida John Boyd Dunlop: 1 motociclista.

– Avenida Barão de Itapura: 1 ciclista.

– Avenida Ivan de Abreu Azevedo: 1 ocupante demais veículos.

– Rua Agostinho da Silva Monteiro: 1 pedestre.

– Avenida Ruy Rodriguez: 1 ocupante demais veículos.

– Rua Maria Leonor Pinheiro Porto: 1 ocupante demais veículos.

– Avenida São José dos Campos: 1 motociclista.

– Local não identificado (malha urbana): 1 pedestre.

 

Os dados do boletim são preliminares e podem apresentar variações ao longo do tempo, já que a Emdec considera como vítima fatal quem morre em razão das lesões decorrentes de acidentes de trânsito a partir do momento do acidente até 180 dias após sua ocorrência.

 

 

Nas rodovias, mortes no trânsito cresceram 27%

 

O alerta fica por conta do aumento de 27% no número de mortes registradas nas rodovias que cortam Campinas no primeiro trimestre de 2024. Os dados iniciais apontam 19 óbitos em rodovias neste ano contra 15 em 2023. Em quatro dos óbitos registrados, ainda não foi possível identificar o local da ocorrência.

 

Com isso, a soma das mortes no trânsito em vias urbanas e rodovias é 6% maior do que a registrada no primeiro trimestre de 2023: foram 36 vidas perdidas neste ano e 34 no ano passado.

 

A Emdec mantém parcerias com as concessionárias para discutir ações conjuntas focadas na redução das mortes em rodovias. A parceria se intensifica durante o Movimento Maio Amarelo, a Semana da Mobilidade Urbana (Semob) e ao longo das campanhas temáticas de segurança viária. 

 

 

Maio Amarelo conscientiza sobre paz no trânsito 

 

A cultura de paz no trânsito será disseminada pela Emdec ao longo de todo o mês durante o Movimento Maio Amarelo 2024. Diversas atividades de conscientização mobilizarão a sociedade para refletir que nenhuma morte no trânsito é aceitável e sobre a responsabilidade de cada um nos diferentes papeis na circulação. A programação completa será apresentada no próximo dia 7 de maio, com caminhada que parte da Estação Cultura, às 8h15, em direção ao Largo do Rosário. Serão realizadas diversas atividades interativas focadas em segurança viária e abertas ao público.

 

Para planejar ações a longo prazo, o município lançou, em fevereiro, o Plano de Segurança Viária (PSV), que projeta, para 2032, uma taxa de fatalidade no trânsito de Campinas igual ou menor a 3,38 mortes por 100 mil habitantes, o que equivaleria a 903 vidas salvas em 10 anos. Já foram realizadas 29 reuniões nos seis eixos do PSV (Gestão e Coordenação; Mobilidade e Vias Seguras; Dados e Evidências; Comunicação e Educação; e Atendimento às Vítimas), além de vistorias em campo, no Corredor Ouro Verde, para projetar ações de ampliação da segurança viária no eixo. O desenvolvimento do PSV contou com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).

 

O boletim completo pode ser acessado no site da Emdec.

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