Nossa Cidade
3ª edição do Verão Vivo é opção de lazer no entorno da Lagoa doTaquaral
A 3ª edição do Verão Vivo já tem data para começar: a partir do próximo domingo, dia 15, quando inicia o Horário de Verão, a região da Lagoa do Taquaral abrigará os praticantes de caminhadas, exercícios físicos variados e até de passeios com seus animais. As atividades poderão ser realizadas em pistas fechadas e seguras, conforme anúncio feito pelo prefeito Jonas Donizette nesta segunda-feira, dia 9 de outubro.
O Verão Vivo consiste na destinação da pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, para as atividades recreativas, como caminhadas, ciclismo, uso de skate ou patins, passeios em família e com animais de estimação, entre outras. O principal objetivo é estimular a população a se apropriar do espaço público e desfrutar de momentos de lazer e de práticas saudáveis.
“O trabalho da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) é muito bem feito, não chega a atrapalhar o trânsito, e a pista interna da avenida no entorno da Lagoa fica parecendo a 13 de Maio, de tanta gente”, destacou o prefeito Jonas.
A via fica fechada ao tráfego de veículos em dias e horários determinados. A ação é coordenada pela Emdec. O Verão Vivo será realizado no período de 15 de outubro de 2017 até 17 de fevereiro de 2018, durante a vigência do Horário Brasileiro de Verão.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer preparou uma programação intensa de atividades esportivas e recreativas. São caminhadas, grupos de corridas, ginástica, treinamento funcional, dança, entre outras. A listagem com as atividades, horários e locais estará disponível no site da Prefeitura, no endereço eletrônico www.campinas.sp.gov.br.
Para o secretário da Pasta, Dário Saadi, o Verão Vivo “é mais um exemplo de ações que a Administração tem promovido, com a junção de mais de uma secretaria, a junção de esforços”. O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, enfatizou que a realização do Verão Vivo “é uma atitude que a população vê com muito agrado”.
A expectativa da Administração é de que, com o Verão Vivo, o público que frequenta a Lagoa do Taquaral durante a fim de semana atinja a marca de 50 mil pessoas. Em fins de semana normais, são 25 mil pessoas no local. “Essa é uma demonstração de que a Operação Verão Vivo vem se reforçando a cada ano”, disse o prefeito.
Operação
Os horários de fechamento da via ao tráfego são diferenciados. De terça até sexta-feira: das 19h até as 22h. Sábados: das 16h até as 21h. Domingos e feriados: entre 7h e 14h.
Com o Verão Vivo, a operação da ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul, aos domingos e feriados, ganha uma hora a mais, funcionado das 7h até as 13h.
As ações operacionais da Emdec envolvem: orientação e segurança; canalização e bloqueios; acessos controlados; operação semafórica; seis agentes de Mobilidade Urbana em ronda.
Acessos
Por conta da Operação Verão Vivo, haverá restrições viárias no entorno da Lagoa do Taquaral e Praça Arautos da Paz. Confira as liberações de acesso:
– Portão 1: permitido acesso ao estacionamento pela saída.
– Portão 5: retirada dos prismas no canteiro central, permitindo a entrada e saída pelo portão de trás do bolsão do estacionamento.
– Concha Acústica: retirada dos prismas no canteiro central, permitindo entrada e saída.
– Kartódromo: permitido acesso ao estacionamento.
– Ginásio (Portão 7): permitido acesso ao estacionamento.
– Balão do Amarelinho: permitido acesso ao estacionamento.
Durante a operação Verão Vivo, o bolsão de estacionamento do Portão 5 da Lagoa do Taquaral ficará fechado para entrada e saída de veículos.
Histórico
A 3ª edição do Verão Vivo começa dia 15 de outubro de 2017, domingo, e segue até 17 de fevereiro de 2018, sábado. A programação acontece durante a vigência do Horário de Verão.
A 2ª edição ocorreu entre 16 de outubro de 2016 e 18 de fevereiro de 2017. Em 2015 – 2016, o projeto Verão Vivo começou em 1º de novembro e seguiu até 20 de fevereiro.
A Avenida Dr. Heitor Penteado tem uma circulação média de 31,6 mil veículos por dia útil.