Connect with us

Nossa Cidade

65 autuações e 92 veículos abordados: balanço de blitz com comitiva internacional

Com um balanço de 65 autuações e 92 veículos abordados, a avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli recebeu uma operação integrada de fiscalização nesta terça-feira, 27 de fevereiro. Realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Guarda Municipal (GM), a operação foi acompanhada por uma comitiva internacional, formada por consultores representantes da GRSP (Global Road Safety Partnership), instituição que passa a apoiar ações de fiscalização e segurança viária em Campinas, no contexto da parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). A operação teve foco na abordagem de motociclistas e foi realizada no sentido Centro – bairro, na altura da rua Cônego Cipião.

 
Das 65 autuações, 48 foram aplicadas a motocicletas e 17 a automóveis. Vinte motocicletas e seis carros foram removidos ao Pátio. Sete deles (cinco motocicletas e dois carros) foram removidos por transposição do bloqueio da blitz. E 10 motociclistas foram autuados e tiveram as motos removidas ao Pátio Municipal por irregularidades no escapamento.

No total, foram abordados 66 motocicletas, 25 carros e um caminhão. Nas abordagens de segurança, as forças policiais abordaram 113 pessoas.

 
Integraram a comitiva internacional Marcin Flieger, representante do GRSP e responsável pelo programa de capacitação em policiamento rodoviário; e Artur Zawadzki, que também foi policial rodoviário, e hoje atua em projetos de segurança viária e transporte. Também acompanharam a blitz gestores da Emdec e representantes da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).

Flieger destacou os pontos fortes das operações de fiscalização no Brasil e as iniciativas previstas na parceria. “Os agentes estão bem equipados, sobretudo em relação à segurança dos pontos de inspeção. Além disso, as operações são apoiadas e embasadas em alto nível de dados”, observou. “Temos acesso às boas práticas internacionais que poderão aprimorar as atividades diárias realizadas no município. A partir da observação nestes dois dias, chegaremos a um plano de atividades que incluirá treinamentos e apoio documental em regulamentação”, completou.  

“É mais uma parceria que vem para somar. O fato do GRSP ter expertise internacional abre novas oportunidades para fortalecermos as ações de segurança viária em Campinas”, observa o gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomas de Sá.

 
A atuação da Guarda Municipal neste tipo de operação é focada na segurança como um todo. “Além de focar na orientação permanente dos condutores sobre regras de segurança no trânsito, a GM verifica situações criminais, tais como pessoas com débito judicial, veículos envolvidos na prática de crimes, com placas frias ou adulteradas ou que sejam produtos de furto e roubo”, explica o subcomandante da GM, Edilson da Silva.

Sobre a GRSP

A Global Road Safety Partnership é uma organização sem fins lucrativos formada em resposta ao reconhecimento global das mortes e lesões causadas por sinistros de trânsito como uma crise de saúde pública. Entre outros pontos, a parceria entre o município e a GRSP inclui a capacitação dos agentes da mobilidade urbana para a realização de blitze fiscalizatórias, baseadas em dados de sinistros (acidentes).
 

A visita da comitiva ao município começou na última segunda-feira, 26 de fevereiro. Eles se reuniram na sede da Emdec, com gestores e colaboradores. Também realizaram uma visita ao Comando de Policiamento do Interior 2 da Polícia Militar de Campinas (CPI-2) e visitaram a sede da Guarda Municipal (GM).
 

Fiscalizar para mudar comportamentos

O principal objetivo das operações de fiscalização é ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco. As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.

Sair da versão mobile