Nossa Cidade
7ª Semana Amilar Alves vai de 23 a 25 de maio com exibições e debates
A Semana Amilar Alves chega à sua 7ª edição entre os dias 23 e 25 de maio, com exibições de curtas metragens, um deles produzido previamente durante oficinas de animação e debates gratuitos. As atividades serão na Estação Cultura, no auditório do CEPROCAMP e na Sala dos Toninhos, e têm como tema este ano, as “Pioneiras do Cinema de Campinas”, uma homenagem às inúmeras mulheres que atuaram nos filmes realizados na cidade.
No dia 23/05, quinta-feira, às 19h, no auditório do CEPROCAMP, tem a estreia do curta-metragem “Apagadas”, produzido durante a Oficina de Animação prévia, realizada em abril. A animação motiva o debate, mediado pela pesquisadora Rebeca Ribeiro, com o tema “Apagamento e Resistência”, que contará com a presença da diretora Ariane Porto, da educadora Damaris Guedes, e da agente cultural Juliana Siqueira.
Na sexta-feira, dia 24/05, as conversas continuam a partir da exibição do documentário de curta-metragem “Mamilos Poéticos”, da diretora Lubis Naves. Ela vai compor a mesa de debates junto da diretora e pesquisadora Natasha Rodrigues, e da pesquisadora, curadora e arte-educadora Maíra Freitas, com mediação da realizadora e cineclubista Claudia Bortolato. O tema desta noite será: “Gênero e exclusão no cinema de Campinas”.
O encerramento da programação, no sábado, dia 25/05, a partir das 16h, a Sala dos Toninhos recebe a exibição do curta-metragem histórico: “Um Pedreiro” (1966) de Dayz Peixoto. Na sequência, sob mediação da produtora Fernanda Viana, o debate “Escrevendo uma nova história”, conta com as pesquisadoras Sônia Fardin e Natasha Hernandes, além da realizadora e diretora de fotografia Coraci Ruiz.
Serviço
Semana Amilar Alves 2024 – “Pioneiras do Cinema de Campinas”
23/05 – 19h: Estação Cultura Pref. Antônio da Costa Santos – Auditório CEPROCAMP: – Exibição de Animação da Oficina: “Apagadas” – Debate: “Apagamento e Resistência” com Ariane Porto, Damaris Guedes, Juliana Siqueira e mediação de Rebeca Ribeiro.
24/05 – 19h: Estação Cultura Pref. Antônio da Costa Santos – Auditório CEPROCAMP: – Exibição de Documentário: “Mamilos Poéticos” – Debate: “Gênero e exclusão no cinema de Campinas” com Lubis Naves, Natasha Rodrigues, Maíra Freitas e mediação de Claudia Bortolato.
25/05 – 16h: Estação Cultura Pref. Antônio da Costa Santos – Sala dos Toninhos: – Exibição Histórica: “O Pedreiro” de Dayz Peixoto – Painel: “Dayz Peixoto: Uma pioneira do nosso Cinema”, por Natasha Hernandez Almeida Zapata – Exibição de História Oral de Dayz Peixoto – Debate: “O futuro do cinema produzido por mulheres” com Sônia Fardin e Coraci Ruiz e mediação de Fernanda Viana.
Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial, Campinas
Entrada e estacionamento gratuito