Nossa Cidade
Abertas as inscrições para a 4ª Conferência Regional de Juventude
O comitê organizador da 4ª Conferência Regional de Juventude abriu as inscrições para a reunião de Campinas, que será realizada no dia 30 de setembro, das 8h às 18h, no Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Rua Antônio Nunes dos Santos, nº 121, Jardim do Vovô). As inscrições podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5_hCqCFAzFle9qSpwpXa9i4HPCpANYhsf5oSkPtJ2_KAnRw/viewform.
A 4ª Conferência Regional de Juventude visa promover a participação dos jovens na construção de políticas públicas para a juventude, bem como fortalecer o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). Um hotsite foi criado exclusivamente para o evento: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/conferenciajuventude2023.
A conferência regional é uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional da Juventude, que será realizada em dezembro deste ano, em Brasília. A conferência regional é um momento de mobilização, conscientização e formação dos jovens, que podem conhecer as experiências e as iniciativas de outros territórios, trocar ideias e construir redes de articulação e cooperação. A conferência regional é, portanto, um instrumento de democracia participativa e de fortalecimento da cidadania juvenil.
“A conferência é um espaço de diálogo entre os diversos segmentos da sociedade civil e os governos locais, que abordará temas como educação, trabalho, saúde, cultura, diversidade, meio ambiente, segurança e cidadania”, destacou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Na conferência, jovens de toda a Macrorregião de Campinas terão a oportunidade de terem suas vozes ouvidas. Será um espaço de deliberação das diretrizes e prioridades da política de juventude.
“A importância da conferência regional é que ela permite que os jovens expressem suas demandas, propostas e prioridades para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento do país. Além disso, a conferência regional é uma oportunidade para eleger os delegados que representarão os estados e o Distrito Federal na conferência nacional, quando serão definidas as diretrizes e as ações estratégicas para a política nacional de juventude”, explicou Felipe Gonçalves da Silva, gestor da Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Prefeitura de Campinas.