Nossa Cidade
Abertas inscrições para atividades formativas da Mostra Curta Audiovisual
Estão abertas as inscrições para interessados em participar das atividades formativas da 13ª edição da Mostra Curta Audiovisual. O evento será realizado em Campinas entre 16 e 26 de agosto deste ano. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até dia 4 de agosto pelo site oficial do evento https://www.mostracurta.art.br/atividades-formativas.
Algumas das atividades serão realizadas no Museu da Imagem e do Som (MIS). (Veja abaixo a programação).
Para este ano, a organização da Mostra selecionou atividades que passeiam pelos seguintes temas: produção de filmes de ficção e documentário, direção de fotografia, elaboração de roteiro, animação em stop motion, filmes em realidade virtual e projeção mapeada.
A Mostra Curta Audiovisual é um evento de caráter cultural que tem como objetivos promover um local de encontro entre os produtores de audiovisual da região de Campinas, incentivar a produção audiovisual local e divulgar o panorama nacional de produção em curta-metragem, desenvolvendo a importância dessa linguagem e formato, além de contribuir com o calendário cultural da cidade.
A 13ª Mostra Curta Audiovisual é um projeto realizado via Programa de Ação Cultural (ProAC), uma realização da Atauri Produções e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia a iniciativa.
Serviço
Programação
Oficina de Documentário: Estabelecer a existência através do audiovisual
Ministrantes: Larissa Tukano, Eyder Gomes Lopes e Ailton Sampaio
Data: 17/8 /2023 (quinta-feira) | Horário: 9h | Carga horária: 8h
Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro
Vagas: 25 participantes, sendo 25% reservadas para pessoas indígenas | Público-alvo: Interessados em audiovisual, com ou sem experiência, a partir de 16 anos
Resumo: A oficina abordará as questões éticas envolvidas na criação de conteúdo audiovisual, incluindo a representação precisa de grupos marginalizados e a responsabilidade de retratar a verdade. No final da oficina, os participantes terão adquirido novas habilidades de comunicação, técnicas de áudio e vídeo, e estarão prontos para começar a produzir conteúdo audiovisual de alta qualidade. Serão realizados exercícios de captação de vídeo que resultarão em um curta-metragem documental que será exibido no encerramento da Mostra no dia 26/08 no Femea Fábrica, no Centro de Campinas.
Oficina de Ficção: Luz negra – sankofa para ação!
Ministrantes: Ariadine Zampaulo e Daniel Almeida
Data: 18/8/2023 (sexta-feira) | Horário: 9h | Carga horária: 8h
Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro
Vagas: 25, sendo 25% reservadas para pessoas pretas e indígenas | Público-alvo: Interessados em audiovisual, com ou sem experiência, a partir de 14 anos
Resumo: A oficina debate o espaço do negro na linguagem cinematográfica, da imagem ao som. A instabilidade na profissão, e a dificuldade de entender tecnicamente e esteticamente o colorismo dentro do audiovisual. Pensar o cinema a partir do “território”, palavra hoje sequestrada pelo mercado para escravizar as subjetividades do povo preto. O desenvolvimento dos grupos de trabalho, os talentos desenvolvidos na comunidade, circuito de exibição, produção e distribuição. Serão realizados exercícios de captação de vídeo que resultarão em um curta-metragem ficcional que será exibido no encerramento da Mostra no dia 26/8 no Femea Fábrica, no Centro de Campinas.
Masterclass: a direção de fotografia no documentário: construção de olhares e relações
Convidadas: Coraci Ruiz e Karla da Costa
Data: 19/8/2023 (sábado) | Horário: 14h30
Local: Pavão Cultural – Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária
Vagas: 50 | Público-alvo: Interessados em audiovisual, com ou sem experiência, a partir de 16 anos
* Haverá transmissão online pelo canal da Mostra: https://www.youtube.com/@mostracurta
Resumo: A partir da trajetória das duas diretoras de fotografia, a masterclass vai abordar os desafios da direção de fotografia no documentário como elemento para a criação de imagens junto a história a ser contada e a construção da relação da equipe e personagens.
Vivências de Videomapping
Ministrante: Patrícia Polz
Data: 23/8/2023 (quarta-feira) | Horário: 16h | Carga horária: 4h
Local: Fêmea Fábrica – Rua Barão de Jaguara, 576, Centro
Vagas: 12 | Público-alvo: Interessados em audiovisual, com ou sem experiência, a partir de 16 anos
Resumo: Nesta oficina o público é convidado a conhecer e vivenciar a linguagem das projeções mapeadas. Dividida em duas etapas, cada participante terá um contato com o mundo do vídeo mapping, primeiro conhecendo referências de artistas da área, e conceitos técnicos sobre equipamentos e softwares, e depois, experienciando na prática a montagem e execução das projeções mapeadas.
Workshop de introdução ao roteiro
Ministrante: Rafael Santin
Data: 25/8/2023 (sexta-feira) | Horário: 9h | Carga horária: 4h
Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro
Vagas: 25 | Público-alvo: Interessados em audiovisual, com ou sem experiência, a partir de 16 anos
Resumo: A proposta do workshop é aproximar os participantes ao universo da escrita de um roteiro para cinema, a partir da visão e experiência pessoal do diretor e roteirista Rafael Santin, usando para isso exemplos de processos de trabalhos, observação e reflexão. O objetivo é que os participantes entendam o que é um roteiro e suas etapas de criação, bem como a sua importância para a produção que vem a seguir.
Debate: existências plurais – cinema brasileiro, o que é isso?
Participantes: Daniel Almeida (Cine Preto Cena Preta), Rebeca Ribeiro (presidente do ICine), Larissa Tukano (rede Katharine (mulheres indígenas), Rodrigo Diaz Diaz (Taturana – mobilização social) e Danilo Dias de Freitas (mediação CTAv)
Data: 25/8/2023 (sexta-feira) | Horário: 15h
Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro
Vagas: 50 | Público-alvo: interessados em audiovisual | Inscrições: não há necessidade
* Haverá transmissão online pelo canal da Mostra: https://www.youtube.com/@mostracurta
Resumo: A mesa vai trazer uma diversidade de olhares e vozes transformadoras para o audiovisual nacional, que passa por uma fase de reconfiguração de muitas de suas narrativas e representações. Fugindo de estereótipos, trazendo profundidade, delicadezas, afetos e potências arrebatadoras para as obras, esses profissionais do audiovisual estão reimaginando o Brasil nas telas e criando um movimento extremamente relevante para o fortalecimento da identidade cultural nacional.
Oficina animação infantil: animação nossa de cada dia
Ministrante: Thiago Minamisawa
Data: 26/8/2023 (sábado) | Horário: 14h | Carga horária: 4h
Local: SESC Campinas (ETA) – Rua Dom José I, 270/333, Bonfim
Vagas: 25 | Público-alvo: indicado para crianças a partir de 9 anos
Resumo: Oficina de stop motion voltada para o público infantil. Utilizando aplicativos de celular para fazer a captação das imagens para serem animadas. A atividade tem como objetivo iniciar as crianças no mundo da animação stop motion e mostrar de forma prática e lúdica como elas podem utilizar da técnica para produzir vídeos e conteúdos de rede social. A oficina resultará em um curta-metragem animado que será exibido no encerramento da Mostra no dia 26/08 no Femea Fábrica, no Centro de Campinas.
Masterclass VR: realidades estendidas – desenvolvimento e produção de projetos em realidade virtual
Ministrantes: Tati Peres, Tiago Toshio e Bruno Lottelli
Data: 26/8/2023 (sábado) | Horário: 14h
Local: SESC Campinas (Teatro) – Rua Dom José I, 270/333, Bonfim
Vagas: 100 | Público-alvo: Interessados em audiovisual, com ou sem experiência, a partir de 16 anos
* Haverá transmissão online pelo canal da Mostra: https://www.youtube.com/@mostracurta
Resumo: Nesta Masterclass os especialistas no tema vão apresentar as etapas de desenvolvimento, produção e as novas possibilidades para a Indústria Criativa dentro do campo das realidades estendidas com projetos de realidade virtual. Através de conceitos, técnicas e estudos de caso, as funcionalidades, ferramentas, camadas de imersão e interatividade serão condutoras para a exposição de como as realidades estendidas estão impactando o mercado e influenciando o futuro dessa indústria com a construção de novas linguagens e propostas narrativas.