Nossa Cidade
Abertas inscrições para Ciclo de Workshops – Campinas 100 Anos de Cinema
Estão abertas as inscrições para o Ciclo de Workshops – Campinas 100 Anos de Cinema, organizado e promovido pela CTAv-Campinas como extensão da Mostra Amilar Alves 2023. Os workshops são gratuitos, com certificado de participação e carga horária e ocorrem no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas). O formulário de inscrição é
https://forms.gle/JuQkqFppKFCZNRFZ9
A CTAv organiza a Mostra Amilar Alves que, em 2023, comemora os 100 anos do Cinema de Campinas.
O Módulo 1 – Animando os 100 Anos – Vida e Obra de Thomaz de Tullio ocorre de 29 de agosto a 1º de setembro. São 20 vagas para cinco encontros de quatro horas de duração, das 13h30 às 17h30. O módulo propõe a produção de um desenho animado, curta-metragem, híbrido entre coletivo e autoral, inspirado na vida e obra do cineasta Thomaz de Tullio, diretor de fotografia precursor do longa-metragem João da Matta e de outros filmes dos anos 1920. Os participantes criam roteiro, aplicam o próprio grafismo, animam e produzem a trilha sonora do filme trabalhado.
O primeiro dia reserva apresentação dos palestrantes e do conteúdo das oficinas, de filmes de animação do Núcleo de Cinema de Animação, Exercício de Animação no Zootroscópio e Elaboração de Sinopse. Os cineastas Danilo Dias de Freitas e Murilo Dias de Freitas traçam um panorama dos 100 anos de cinema em Campinas e contam a história de Thomaz de Tullio, um dos mais importantes nomes do período. Em seguida, exibem o curta-metragem de que são diretores, Thomaz de Tullio – Desbravador e Pioneiro
Na quarta-feira, dia 30 de agosto, ocorre a Exibição e Análise de Desenhos Animados, Criação e Desenvolvimento de Roteiro, Estudo de Grafismo e Criação de Personagens e Cenários. Já na quinta-feira, dia 31 de agosto, os participantes produzem sequências de desenhos para animação.
O último dia de oficinas do módulo 1, no dia 1 de setembro, programa Produção, Arte-Final, Digitalização e Conclusão das Sequências de Desenhos para Animação; além de Criação e Gravação de Trilha Sonora. A coordenação é do cineasta Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação.
Já o Módulo 2 – Trilhando os 100 Anos do Cinema Campineiro tem início marcado para 19 de setembro e se estende até o dia 29 de setembro. São 40 vagas para duas turmas de 20 participantes, divididas nos períodos de tarde e noite. Os trabalhos têm duração de duas horas e trinta minutos. Claudia Bortolato, cineclubista, cineasta e professora, e Danilo Dias de Freitas, cineasta e cineclubista, coordenam o programa.
O módulo traça um panorama do cinema de Campinas a partir das conexões entre seus agentes e as produções. A partir de material de estudo exclusivo para o workshop, palestrantes e participantes abordam os contextos de origem, o desenvolvimento do cineclubismo, das mostras e festivais, os perfis das salas de cinema ao longo do século, além de um debate sobre o cinema contemporâneo, as perspectivas e o futuro para as produções na cidade.
A Cidade de Campinas nos Anos 1920 e A Produção de Cinema de Campinas dos Anos 1920 são os temas da Atividade 1, que ocorre nos dias 19 e 26 de setembro, às terças-feiras.
A atividade 2, dias 20 e 27 de setembro, às quartas-feiras, aborda Os Cinemas de Campinas; Mostras e Festivais; MIS-Campinas (Museu da Imagem e do Som de Campinas).
Nos dias 21 e 28 de setembro, quinta-feira, a terceira atividade desenvolve os programas O Cinema do Pós Guerra em Campinas; A Força do Movimento Cineclubista em Campinas – Das Origens até os Dias Atuais.
O ciclo de encerramento do Módulo 2, nos dias 22 e 29 de setembro, sexta-feira, debate O Super 8 – Ontem , Hoje e Amanhã; Cinema Contemporâneo em Campinas; O Futuro do Cinema de Campinas – Conexões Interioranas.
Serviço
Ciclo de Workshops – Campinas 100 Anos de Cinema
Link para se inscrever às oficinas:
https://forms.gle/JuQkqFppKFCZNRFZ9