Connect with us

Nossa Cidade

Abertura oficial da Operação Verão alinha trabalho de setores

Abertura oficial da Operação Verão alinha trabalho de setores

O Comitê de Gestão de Risco e Desastres da Operação Verão 2022/2023 abriu oficialmente os trabalhos nesta quarta-feira, 14 de dezembro, durante reunião na Sala de Resiliência a Desastres do Paço Municipal. Desde o início do mês, já estão ocorrendo ações no âmbito da Operação Verão que vai de 1º de dezembro de 2022 a 31 de março de 2023.

Ao lado da Defesa Civil de Campinas, que coordena a Operação, participaram servidores das secretarias de Saúde, Habitação, Assistência, Comunicação e Serviços Públicos, além da Sanasa e Emdec. Membros do Corpo de Bombeiros de Campinas também estiveram presentes.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, o momento é de implementação do que foi definido no plano da Operação Verão. “Estes primeiros 13 dias de dezembro foram um período bastante complicado”, lembrou.

Na primeira quinzena do mês, Campinas registrou estado de atenção durante seis dias. Nessas ocasiões, o índice de chuvas acumulado em 72 horas ultrapassou os 80 mm.

De 5 a 13 de dezembro, o município registrou 307 ocorrências ocasionadas pelas chuvas, sendo 45 quedas de árvores e galhos, 49 alagamentos de imóveis, 15 deslizamentos e 34 imóveis colocados em risco. Estes últimos foram vistoriados e em apenas dois houve necessidade de interdição. Nos demais casos, os moradores puderam voltar às suas casas.

A reunião desta quarta-feira teve como objetivo alinhar o trabalho dos diferentes setores envolvidos na Operação, com destaque para o reforço dos plantões. “O prefeito Dário Saadi pediu empenho de todos os profissionais que atuam nestas ações, uma vez que há indicativos de chuvas mais volumosas para as próximas semanas”, afirmou Furtado.

Chuvas são esperadas para os próximos 15 dias

Para que os membros do comitê se inteirassem do prognóstico de chuvas, o meteorologista do Cepagri da Unicamp, Bruno Kabke Bainy, apresentou a previsão para as próximas duas semanas. Os modelos do Cepagri indicam chuvas regulares, em frequência diária, até o final do mês, sobretudo na forma de pancadas ou temporais de verão.

Irão requerer atenção especial os períodos de 19 a 21 de dezembro e a partir do dia 25, especialmente do dia 27 em diante. Para estas datas, há indicativos de chuvas mais volumosas. O meteorologista também destacou a indicação de que o verão será típico, com chuvas dentro da média, enquanto a transição para o outono, entre março e abril, será mais seca.

Operação Verão

A Operação Verão mobiliza diversas áreas no socorro a situações de emergência e desastres ocasionados pelas chuvas fortes e temporais típicos do verão. A estratégia inclui o acompanhamento de índices pluviométricos e previsão meteorológica, com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, vistorias em área de risco e adoção de medidas antecipadas para reduzir riscos.

A Operação deste ano foi instituída pelo decreto nº 22.507 de 21 de novembro de 2022.

Sair da versão mobile