Connect with us

Nossa Cidade

Abrigo Amigo já faz companhia para mulheres e pessoas vulneráveis na Francisco Glicério

Campinas está entre as três cidades contempladas com o projeto “Abrigo Amigo”, que promove uma companhia remota a quem estiver aguardando o ônibus à noite, especialmente mulheres e pessoas vulneráveis, por meio de chamadas de vídeo. Em cerimônia simbólica, realizada nesta segunda, 11 de setembro, o prefeito Dário Saadi apresentou e testou a tecnologia, instalada em abrigo da avenida Francisco Glicério, em frente ao 6º Cartório de Notas e próximo ao Largo do Pará, onde há alta demanda de usuários. 

O painel digital (MUPI – Mobiliário Urbano para Informação) já instalado no abrigo padrão “Glicério” foi adaptado para receber chamadas de vídeo, conectando os usuários a uma central de atendimento. A iniciativa da empresa Eletromidia foi desenvolvida em conjunto com a agência AlmapBBDO e envolve a Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp).

Minimizar sensação de insegurança

O objetivo é minimizar a sensação de insegurança dos usuários do transporte público, principalmente mulheres, que utilizam as paradas de ônibus desacompanhadas no período entre 20h e 5h. Apesar de ter foco nas mulheres, o projeto tem propósito inclusivo e atenderá qualquer pessoa que se sinta vulnerável. 

“A proteção à mulher é uma das políticas públicas mais importantes do nosso governo. Quando uma mulher é vítima de violência é uma vergonha para toda a sociedade. O Abrigo Amigo veio para trazer tecnologia ao combate à violência contra a mulher”, enfatizou o prefeito Dário Saadi.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou “a importância de priorizar o transporte público. Os painéis digitais já receberam a previsão de chegada dos ônibus no ponto e hoje comemoramos o lançamento do primeiro Abrigo Amigo, de outros que virão, dando mais segurança à mulher”, disse. 

Outros três abrigos “padrão Glicério”, que já contavam com painéis digitais (MUPI’s – Mobiliários Urbanos para Informação), devem receber a tecnologia: 

Avenida Benjamin Constant, 1633 – próximo à Biblioteca Municipal;  

Rua Albino José Barbosa de Oliveira, 1000 – Barão Geraldo; 

Rua Dona Licínia Teixeira de Souza, 331, em frente ao Centro de Saúde do Jardim Aurélia. 

Tecnologia e questão social 

Presente no evento, o diretor executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci Jr, explicou que “a empresa tem como propósito a transformação das cidades e esse projeto é um grande exemplo disso, uma iniciativa inovadora, que através da tecnologia aborda uma questão social importante nos grandes centros urbanos do país”. 

Outros 16 pontos serão adaptados em até 90 dias, totalizando 20 “Abrigos Amigos” em Campinas. Os locais serão definidos com base nas informações coletadas (demanda para chamadas, por exemplo). 

Em Campinas, a iniciativa entra como projeto especial dentro da concessão de abrigos padrão “Glicério”, firmada em 2018. A adaptação dos abrigos não envolve recursos municipais. O projeto está sendo custeado por empresas patrocinadoras, por meio da venda do espaço publicitário por período de 12 meses.          

Para identificar os locais, foram considerados a abrangência, de modo a atender diferentes regiões do município, bem como a demanda de embarque no período noturno, em geral, em abrigos próximos a escolas, faculdades, shoppings e supermercados. Os locais de instalação poderão ser reavaliados de acordo com a utilização apresentada.

Como vai funcionar  

Abrigos padrão “Glicério” que contam com painéis digitais serão adaptados para realizar chamadas de vídeo, em tempo real, entre o usuário que se sentir vulnerável no ponto e atendentes de uma central de monitoramento. Eles são equipados com câmeras, conexão com a internet, sensores noturnos e microfones. Ao longo do dia, as telas irão funcionar normalmente para os informes publicitários. 

O painel exibirá a mensagem “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”. Para iniciar a chamada, o usuário deverá tocar na tela e um atendente orientará e tomará as providências necessárias com base na situação relatada. Os protocolos de atendimento foram definidos entre a Eletromidia e o Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 

O “Abrigo Amigo” foi lançado oficialmente pela Eletromidia no dia 28 de agosto, em São Paulo. A empresa anunciou a previsão de instalar a tecnologia gradativamente em 100 abrigos que contam com painéis digitais – 20 em Campinas, 70 em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro.  Anteriormente intitulada “Guarded Bus Stop”, a campanha de lançamento foi premiada internacionalmente no Cannes Lions.  

Abrigos Glicério   

A concessão que promove a renovação de abrigos em Campinas foi firmada em 2018. Desde então, foram instalados 747 novos equipamentos padrão “Glicério” num raio de 5 km do Centro e nos principais corredores do transporte público, onde há maior demanda de embarque de passageiros. O número correspondente a 83,6% dos 894 abrigos previstos no contrato. Somente entre janeiro e agosto de 2023, foram implantados 141 novos abrigos.   

Atualmente, a Eletromidia é a responsável pela implantação e manutenção dos abrigos. Os recursos para renovação e manutenção dos mobiliários são provenientes da exploração publicitária dos pontos de parada.  

Também participaram da apresentação do “Abrigo Amigo” os secretários municipais Fernando de Caires (Transportes), Alexandra Caprioli (Cultura e Turismo), Eliane Jocelaine (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), Vandecleya Moro (Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), Rose Guglielminetti (Comunicação), Christiano Biggi (Segurança Pública) e Gustavo Di Tella (Trabalho e Renda), além da Comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, gestores e técnicos da Eletromidia e da Emdec. 

Sair da versão mobile