Connect with us

Nossa Cidade

Academia da Guarda Municipal de Campinas forma turma com 127 guardas

Um momento muito sonhado para homens e mulheres foi concretizado na manhã desta sexta-feira, dia 29 de setembro. Com muita determinação, superando desafios, aprendendo teoria e treinando a prática, eles se tornaram guardas municipais e já vestem a farda azul-marinho. 

O ciclo de capacitação se encerrou com a cerimônia de formatura dos 127 alunos da Academia da Guarda Municipal de Campinas, realizada na Estação Cultura. Eles são de Campinas e mais nove cidades. O grupo de Campinas, que conta com 66 formandos, é a 13ª Turma da Guarda Municipal. 

O prefeito Dário Saadi participou da solenidade que marcou a vida dos novos agentes de segurança e parabenizou os formandos. “Esse trabalho de excelência da Academia da Guarda Municipal de Campinas vai fazer de vocês excelentes profissionais. Precisamos de GM que tenham formação de qualidade para colaborar na manutenção da segurança pública das nossas cidades”, salientou o prefeito. Ele acrescentou também sobre a união das forças de segurança na defesa do cidadão. “O trabalho conjunto com todas as polícias é fundamental para termos sucesso e enfrentar questões complexas como a violência urbana”, ponderou.

O secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi, destacou o processo de formação na Academia. “Acompanhei um pouco da vivência da Academia e o quanto vocês foram exigidos para poder estar aqui. Hoje, vocês estão altamente capacitados para enfrentar qualquer missão. Honrem a farda azul-marinho que vocês vestem, ajam dentro da legalidade e atendam a população da cidade”, afirmou.

A comandante Maria de Lourdes Soares, que é da 1ª Turma da Guarda Municipal de Campinas, hoje acompanhou a formatura da 13ª. “Sejam bem-vindos à família azul-marinho”, exaltou. “Hoje se inicia uma nova jornada e depende de vocês torná-la vitoriosa daqui pra frente. Vocês já são um exemplo de superação e de dedicação”, complementou. 

A cerimônia contou com o desfile da nova tropa e das bandeiras, do Brasil e das cidades das quais eles fazem parte. Também foram entregues os brevês pelas autoridades para os três alunos com as melhores notas e para o destaque da Academia. Para os demais formandos, os familiares se encarregaram de aplicar o distintivo que carrega o “nome de guerra” do GM na farda. Participaram da solenidade secretários municipais, autoridades da Câmara Municipal, das Polícias Civil, Militar e Federal, do Poder Judiciário, além dos nove prefeitos e comandantes das Guardas Municipais dos municípios dos formandos. 

A primeira tarefa da turma de Campinas será o patrulhamento a pé no Centro, que deve começar em 15 dias, após os procedimentos administrativos para tomar posse no cargo. “A presença dos novos guardas municipais vai agregar muito ao nosso trabalho”, ressaltou a comandante da Guarda Municipal.

A nomeação dos guardas municipais que se formaram hoje foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial. É importante que os guardas nomeados também fiquem atentos às certidões que devem ser apresentadas, já que algumas não ficam prontas no mesmo dia.

A relação de documentos necessários será enviada por e-mail para os novos profissionais, mas também está disponível no link Concursos e Empregos (https://www.campinas.sp.gov.br/empregos_concursos.php).

Formação

O curso de formação teve duração de seis meses e uma carga horária de mil horas/aula, com matérias teóricas e práticas ministradas por instrutores que são guardas municipais, além de professores convidados de outras forças de segurança, como as polícias militar, civil e federal, além do Ministério Público, Unicef, OAB, Poder Judiciário e Unicamp.

Eles tiveram também experiência prática de estágio quando participaram de duas operações “Meu Bairro Seguro” no Centro da cidade, onde tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na academia, como técnicas operacionais, abordagens de suspeitos e ações de blitze de estreitamento de via. 

A Academia da GMC é referência nacional na formação de agentes de segurança pública e a matriz curricular é reconhecida pelo Ministério da Justiça.

Sair da versão mobile