Connect with us

Nossa Cidade

Academia da Guarda Municipal inicia nova formação para 125 alunos

Uma nova turma com 125 alunos começou nesta segunda-feira, dia 18 de dezembro, na Academia da Guarda Municipal de Campinas Dr. Ruyrillo de Magalhães. São 94 alunos de Campinas, 25 de Jaguariúna, um de Santo Antônio de Posse e cinco de Indaiatuba. Todos com uma missão em comum: tornarem-se guardas municipais. Os alunos vão formar a 14ª Turma da GMC.
 
Pelos próximos seis meses, com carga horária total de mil horas/aula, os aspirantes a GM recebem instruções teóricas e treinamento prático, que vão proporcionar a capacitação necessária para se tornarem agentes de segurança. Terminada a etapa da Academia, os alunos estarão prontos para vestir a farda azul-marinho e preparados para atuar nas ruas em defesa da população.
 
Para marcar o início das atividades de formação, uma solenidade de recepção aos alunos com uma aula magna ministrada pelo delegado chefe da Polícia Federal em Campinas, Edson Geraldo de Souza, foi realizada nesta manhã no auditório da Base Centro da GM.
 
Durante a palestra, a autoridade policial federal deu conselhos sobre o dia a dia nas atividades policiais. "Vocês não estão assumindo um emprego, estão assumindo uma missão. A partir de hoje, vocês são homens da segurança pública. Espero um dia encontrá-los em operações, em rondas pela cidade. Vivam um dia de cada vez. O que torna um homem feliz é a possibilidade de fazer o que gosta", refletiu o delegado. Além do Dr. Edson, participou da cerimônia, pela PF, o chefe da delegacia executiva do órgão em Campinas, Paulo Henrique Martinelli de Campos Mattos.
 
Com a participação da Polícia Federal na aula magna e com representantes de guardas municipais dos municípios nos quais os alunos também integram este curso de formação, o secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, ressaltou a importância da integração entre as forças policiais e o fortalecimento das GMs. "A presença da Polícia Federal nesta cerimônia materializa a integração das guardas municipais com todos os órgãos de segurança pública, incluindo as polícias civil e militar. O curso foi preparado pensando na cooperação que a GM de Campinas vive e que as outras Guardas devem viver nos municípios. As GMs precisam estar integradas com todos neste momento nacional de fortalecimento das instituições municipais de segurança", afirmou o secretário.
 
Biggi ainda deu boas vindas aos alunos. "Este é um importante momento da carreira dos senhores, aproveitem ao máximo, com todo empenho, de conhecimento. Vocês são vocacionados para agentes de segurança pública, para proteger a vida de pessoas que sequer a gente conhece", aconselhou.
 
A comandante da GM Campinas, Maria de Lourdes Soares, acrescentou: "As Guardas Municipais estão em franca ascendência e segurança pública é primordial na vida das pessoas. Os senhores escolheram uma profissão que vai levá-los a garantir que a vida das pessoas permaneça, que elas possam circular nos seus momentos de trabalho e lazer com segurança. Bem vindos, os senhores escolheram uma profissão valorosa", destacou ela.
 
Participaram da solenidade o vereador Major Jaime e autoridades e comandantes das guardas municipais dos municípios cujos alunos também fazem parte do curso de formação que começa hoje.
 
Academia
 
A formação na Academia abrange matérias voltadas para a temática segurança pública e também questões sociais e humanitárias. Os alunos terão disciplinas que abordam conhecimentos jurídicos, técnicas profissionais, ética, direitos humanos, princípios morais, interação com a comunidade, condicionamento físico, armamento, munição e tiro, entre outras. 
 
Os instrutores são guardas municipais da GM Campinas capacitados e profissionais em suas áreas de atuação. Durante o curso, haverá ainda aulas com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, oficiais do Exército e profissionais de segurança das polícias Militar, Civil e Federal. 
 
O curso de formação na Academia é a 8ª e última etapa para o candidato que foi aprovado em concurso público se tornar guarda municipal. Os candidatos passaram por prova objetiva; exame antropométrico, prova de aptidão física, avaliação psicológica para o perfil do cargo, exame médico e pesquisa social. A Academia da GMC é referência nacional na formação de agentes de segurança pública e a matriz curricular é reconhecida pelo Ministério da Justiça.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com