Nossa Cidade
Ação alerta adolescentes sobre como evitar sinistros envolvendo álcool
A data lembra superstições, mas neste Dia das Bruxas, 31 de outubro, alunos de Ensino Médio aprenderam que, quando o assunto é evitar tragédias no trânsito, não há sorte ou azar: é a prevenção que faz a diferença. Estudantes do Colégio Crescer, no Jardim Novo Campos Elíseos, tiveram este ensinamento em visita ao Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp, na tarde desta terça-feira, 31 de outubro. A ação, realizada pelo HC em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), integra o programa P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude).
Os adolescentes assistiram a palestras sobre os perigos da combinação de álcool e direção, com agentes da mobilidade urbana da Emdec e membros do SAMU, Polícia Militar Rodoviária de São Paulo e da Liga do Trauma da Unicamp. O evento ainda contou com o apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e a A.P.G. Segurança.
A iniciativa também incluiu uma visita à ala do HC em que vítimas de traumas são atendidas, para que os jovens conheçam, de perto, o impacto de comportamentos de risco nas vias da cidade.
Crianças também aprenderão sobre comportamentos seguros
Nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, será a vez de alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Maria Alice Colevati Rodrigues aprenderem sobre como circular pelas ruas com segurança. A escola, localizada no Jardim América, receberá a visita de uma equipe de Educação da Emdec, que orientará as crianças de forma lúdica, por meio do Minicircuito de Trânsito.
Na brincadeira, que simula a circulação em calçadas, ciclovias e ruas, os pequenos aprenderão sobre travessias, pontos de ônibus, sinalização e vagas exclusivas, entre outros componentes do trânsito.