Nossa Cidade
Ação educativa na rua 13 de maio marca encerramento do Junho Branco
Como parte da comemoração do Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho e da campanha do Junho Branco, a Coordenadoria Departamental de Políticas para a Prevenção ao Uso de Drogas (CDPPUD) realizou nesta sexta-feira, 28 de junho, uma ação de divulgação dos serviços municipais na Rua 13 de maio.
“É muito importante a divulgação junto à população dos equipamentos que fornecem prevenção e tratamento contra os malefícios causados pelo uso e abuso de drogas. Quanto mais informação, melhor”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
A Prefeitura de Campinas oferece diversas ações relacionadas à prevenção e tratamento de uso de drogas. Há o programa Recomeço, uma iniciativa em parceria com o governo do Estado que apoia dependentes em busca de recuperação voluntária por meio de comunidades terapêuticas. Outro pilar importante é o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS), da Secretaria de Saúde, que oferece suporte psicossocial e terapêutico. Há também ações educativas de prevenção, realizadas em diversas secretarias, inclusive a de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da CDPPUD, em escolas e outros espaços comunitários, visando ampliar o diálogo e a compreensão sobre as questões relacionadas ao uso de drogas.
Recomeço
Campinas foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o programa Recomeço, em 2013, no qual dependentes do crack, álcool e outras drogas podem se tratar em centros especializados. Trata-se de um benefício usado para a recuperação de dependentes químicos em entidades especializadas.
Os dependentes e seus familiares podem procurar a Coordenadoria de Prevenção às Drogas, que fica na Rua Barreto Leme, 1550, no centro da cidade, ao lado da Prefeitura. O telefone para contato é 3282-9209.
Desde a implementação do Recomeço, os números revelam um crescente alcance e efetividade do programa:
2019: 287 encaminhamentos para tratamento
2020: 115 encaminhamentos
2021: 392 encaminhamentos
2022: 445 encaminhamentos
2023: 527 encaminhamentos
2024 até maio: 266 encaminhamentos