Connect with us

Nossa Cidade

Ação educativa valoriza comportamento dos pedestres no trânsito

Um dos personagens centrais do Movimento Maio Amarelo em Campinas é o pedestre. Na atividade “A Vida Pede Passagem”, que acontecerá perto de escolas da cidade, eles são coroados como reis e rainhas da circulação. A primeira ação foi realizada nesta sexta-feira, 12 de maio, no cruzamento das avenidas Ruy Rodriguez e Sinimbú, em frente à Escola Estadual Prof. Benevenuto Torres, no Parque Universitário de Viracopos 

A ação educativa é realizada por uma equipe de Educação para a Mobilidade da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Pedestres, em especial os estudantes da escola, são convidados a atravessarem o cruzamento na faixa de pedestres, em um tapete vermelho, devidamente coroados como reis e rainhas.  

O objetivo da dinâmica é orientar os pedestres, de forma divertida, sobre os cuidados necessários no momento da travessia. Além disso, os condutores de veículos que passam pelo local são alertados sobre a atenção e a necessidade de uma conviência harmoniosa com os pedestres. 

Presente no evento, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou a escolha da Ruy Rodriguez, avenida que “está entre as cinco vias urbanas mais perigosas de Campinas, de acordo com o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito”. O dado consta no documento divulgado pela Emdec durante evento de lançamento do Maio Amarelo, realizado no Paço Municipal, no último dia 4. Este mesmo documento apontou que “em 2022, um pedestre perdeu a vida a cada sete dias em Campinas”, ressaltou Riverete.  

O evento “A Vida Pede Passagem” acontecerá nos próximos dias 19, 24 e 29 de maio, em outros pontos onde também foram registrados altos índices de acidentalidade. No dia 19, a ação será realizada na Avenida John Boyd Dunlop, em frente ao Campus II da PUC-Campinas, das 7h às 9h. No dia 24, das 11h às 13h, será no cruzamento das avenidas Moraes Salles e Francisco Glicério. No dia 29, a dinâmica acontecerá no cruzamento das avenidas John Boyd Dunlop e Ibirapuera. 

Os estudantes André Luís Oliveira e Isaías Leite da Silva participaram da atividade, observados pelos colegas que se aglomeram curiosos para saber o que exatamente estava acontecendo. 

Acompanhe as ações do Maio Amarelo  

O Maio Amarelo é um movimento intersetorial que envolve o Poder Público, empresas e entidades de diversos setores da sociedade civil; e alerta sobre os índices de mortos e feridos no trânsito, buscando uma mobilização permanente da comunidade para uma cultura de segurança viária.  

Neste sábado, 13 de maio, a Emdec dá continuidade às blitze educativas da Campanha “Beber e dirigir pode matar”, em bares da região do Jardim Nova Europa. Na ação, educadores transmitem orientações de segurança no trânsito e realizam testes informais com um etilômetro, que detecta se o motorista fez uso de álcool. Toda a programação, com informações sobre o Movimento Maio Amarelo estão disponíveis no site  www.emdec.com.br/maioamarelo.

Sair da versão mobile