Nossa Cidade
Ação preventiva resgata animal próximo ao Terminal BRT Satélite Íris
Em uma ação preventiva e programada, na manhã desta quinta-feira, 29 de fevereiro, equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), da Guarda Municipal (GM) e do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas (DPBEA) atuaram juntas para o resgate de animais soltos, no Satélite Íris, próximo à avenida John Boyd Dunlop (JBD).
Um agente da mobilidade urbana já seguia monitorando a região e realizou o acionamento das equipes para a recolha de um cavalo, próximo ao Terminal Satélite Íris. O animal se encontrava fora do viário, não gerando impactos ao trânsito da região.
Para garantir a segurança viária e evitar a invasão da via, dois agentes foram encaminhados ao local, juntamente com uma equipe da GM e um veterinário do DPBEA, que atuou para garantir a segurança do animal, durante as etapas da remoção e alocação no caminhão de resgate. O veículo utilizado pertence ao DPBEA e foi adaptado recentemente para a recolha.
Após a ação, o animal foi encaminhado para o DPBEA, onde receberá cuidados e avaliação veterinária, para constatar o seu estado de saúde e se há maus tratos.
Confira perguntas e respostas sobre o tema:
– Como informar sobre animais na via?
Em caso de urgências com animais circulando em vias da cidade, o munícipe pode contatar o Fale Conosco da Emdec, pelo telefone 118, na opção 1 “Emergências de Trânsito”. Quando acionados, os agentes da mobilidade urbana da Emdec atuam para preservar a segurança viária.
– O que acontece após o resgate do animal?
Todos os animais recolhidos em vias ou locais de Campinas são encaminhados ao DPBEA, onde passam por atendimento veterinário e recebem todos os cuidados necessários.
– Como o tutor pode solicitar a retirada do animal?
Para reclamação ou solicitação do animal resgatado, o proprietário deverá entrar em contato com o DPBEA, no prazo de cinco dias úteis, mediante pagamento de taxas, apresentação de documentos que comprovem a propriedade do animal, possuir propriedade em área rural e apresentar os atestados de vacinação do animal. Após esse prazo ou se houver a constatação de maus-tratos, os animais são doados para ONGs cadastradas junto ao DPBEA, as quais contam com área rural onde os animais podem ser soltos.
– O que é e como funciona o DPBEA?
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal está ligado à Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas). Seu objetivo é garantir o equilíbrio da proteção ambiental, com ações integradas de proteção, defesa e bem-estar animal. Atua na elaboração de políticas públicas e tem programas de educação ambiental, resgate, cadastramento e castração de animais. Atualmente, possui parceria com Emdec, oferecendo abrigo aos animais resgatados, mesmo quando não estão feridos.
As iniciativas consideram o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município (Lei nº 15.449/2017), que aponta a proibição da permanência e a manutenção de grandes animais, soltos ou atados, por cordas ou outros meios, em vias ou em logradouros públicos, parques ou praças públicas.
Para mais informações acesse portalanimal.campinas.sp.gov.br ou entre em contato através do telefone 156, onde é possível realizar denúncias ou solicitações de emergência, como o SAMU Animal, que recolhe animais em situação de rua. O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. Fora do horário comercial é possível realizar contato pelo telefone (19) 99398-4517.