Nossa Cidade
Ação social atende população em situação de rua na região central da cidade
O SOS Rua e o Consultório na Rua realizaram na quarta-feira, dia 23 de agosto, uma ação conjunta de atendimento à população em situação de rua na Praça Guilherme de Almeida, na região central da cidade. A iniciativa, que durou das 8h às 12h, resultou em 34 atendimentos, sendo nove do SOS Rua e 25 do Consultório na Rua.
“O desafio de lidar com a população em situação de rua é complexo e exige participação de setores distintos do poder público e da sociedade. A ação conjunta é um importante passo para a garantia de direitos e atendimento integral à população em situação de rua. Essa iniciativa permite o fortalecimento da rede de proteção social e o acesso a mais serviços públicos para essa população”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Serviços
A Secretaria Municipal de Saúde mantém o Consultório na Rua, que visa atender a essa população. Por meio de um veículo adaptado que percorre diversas áreas da cidade, o Consultório na Rua oferece cuidados em saúde a essas pessoas em seus próprios contextos de vida. É composto por duas equipes multidisciplinares que contam com médicos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e redutores (pessoas que trabalham com a política de redução dos danos causados pelas drogas).
O foco do atendimento é voltado para doenças ou condições que mais atingem os moradores em situação de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate à dependência química. Orienta essa população sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Realiza curativos, testes de diabetes e medição de pressão.
O Serviço de Abordagem Social de Rua (SOS Rua), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, é responsável pelo contato com a população em situação de rua. Esse serviço é responsável por fazer o primeiro contato com esses moradores e oferecer encaminhamentos para os equipamentos da rede socioassistencial, como o Centro POP e os Serviços Especializados em Abordagem Social (SEAS). O SOS Rua também distribui cobertores, roupas e kits de higiene.