Nossa Cidade
Acessa Libras completa um mês com inclusão à população surda de Campinas
Em seu primeiro mês de operação, a plataforma Acessa Libras, serviço de atendimento on-line para pessoas surdas em Campinas, busca popularizar essa funcionalidade nos serviços públicos municipais para a população.
O Acessa Libras atende a chamada “Diversidade Surda”, ou seja, pessoas sinalizantes, oralizadas, implantadas, alfabetizadas em português. A pessoa que busca um serviço municipal pode usar a plataforma por meio de qr code disponível nas unidades do município. O aplicativo remete à central da Iconn, prestadora do serviço, que faz a conexão entre o público e os servidores.
“O Acessa Libras é um exemplo e inspiração para políticas públicas que visem a inclusão e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas capacidades. É importante destacar que o sucesso do serviço depende também de um esforço conjunto. A plataforma Acessa Libras é fruto de uma longa luta da comunidade surda por seus direitos e reconhecimento, mas ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de oportunidades.
"A comunidade surda precisa se apropriar cada vez mais da ferramenta e divulgá-la entre seus pares”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Acessos
Desde 7 de fevereiro, o Acessa Libras registrou 41 chamadas. Conforme os dados da prestadora de serviços, a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos registrou 34 demandas, o que corresponde a 83% do total. Em seguida vem Trabalho e Renda, com 4 solicitações (10%), Cultura com 2 (5%) e Secretaria de Saúde com 1 (2%). A expectativa é que a demanda por atendimentos especializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras) continue a crescer com o tempo e a conscientização do serviço.
Com uma interface acessível por celulares, tablets e computadores, o Acessa Libras disponibiliza intérpretes em tempo real, funcionando 24 horas por dia, inclusive em feriados, sem custo de dados para o usuário. Este avanço tecnológico vem ao encontro da necessidade de inclusão expressa pela comunidade surda e é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para superar barreiras de comunicação. Os dados revelam que o tempo médio de atendimento tem sido de 4 minutos por ligação e o tempo médio de espera é de 20 segundos. O tempo total de atendimento das 41 chamadas foi de duas horas e meia. Das 41 chamadas, 36 foram por meio do site e cinco pelo aplicativo.