Nossa Cidade
Acidentes com animais: SUS Campinas amplia disponibilidade de vacina antirrábica
A oferta de vacina antirrábica (contra raiva) foi ampliada em Campinas e passou a ser disponibilizada em todos os centros de saúde (CSs) desde 5 de fevereiro. Com isso, a Secretaria de Saúde ampliou a medida de proteção para hipóteses de acidentes com animais domésticos e silvestres em que há necessidade de aplicação do imunizante.
Como era e como ficou?
Antes desta medida, as doses estavam disponíveis em sete unidades básicas em dias úteis. Com a nova estratégia, os imunizantes passaram a ser ofertados nos 67 CSs.
Os endereços e horários de funcionamento de cada centro estão disponíveis no link: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/unidades-de-saude
Finais de semana e feriados
Aos sábados, domingos e feriados, a vacina, se houver indicação, é aplicada na UPA Campo Grande. Ela fica Rua Dirce De Oliveira Santos, 280 – Jardim Alto Belém. Os CSs que abrem aos sábados ofertam a dose no horário de funcionamento da sala de vacina.
Passo a passo
A Secretaria de Saúde, diante de acidentes com animais domésticos ou silvestres, segue um protocolo de atendimento estabelecido pelo Ministério da Saúde para a conduta em relação ao paciente, de acordo com a gravidade do acidente.
No caso de acidentes com animais, a vítima deve lavar bem o ferimento com água e sabão e em seguida procurar atendimento médico. No entanto, alguns casos necessitam de vacina e, eventualmente, de soro antirrábico.
Acidentes com mamíferos domésticos e silvestres tais como: macacos, gambás, cachorros do mato, guaxinins, raposas, morcegos, vacas, cavalos, ovelhas, cabras ou suínos, cães e gatos, podem ser considerados um risco potencial de transmissão da raiva para humanos caso os animais estejam doentes. Por isso, a recomendação da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) é para que as pessoas não tentem alimentá-los, tocá-los ou capturá-los.