Connect with us

Nossa Cidade

Administração firma parceria para reportar alertas de trânsito no Waze

Administração firma parceria para reportar alertas de trânsito no Waze

Tecnologia a favor da gestão do trânsito e do planejamento da mobilidade urbana. O prefeito Dário Saadi anunciou, nesta terça-feira, 13 de junho, uma parceria entre a Administração municipal e o programa Waze for Cities, que permite adicionar alertas de trânsito no aplicativo para a visualização dos motoristas. O programa prevê ainda o fornecimento de informações de tráfego ao município em tempo real e o compartilhamento de dados históricos que contribuem para o planejamento estratégico da mobilidade urbana.  

A parceria envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria de Transportes (Setransp), a Informática de Municípios Associados (IMA) e não tem qualquer custo para o município. Durante o lançamento, realizado na Sala Azul do Paço Municipal, um termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Dário Saadi; pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete; e pelo Executivo de Negócios do Google Cloud, Carlos Henrique Poço.  

“Em uma cidade com quase 1,3 milhão de habitantes, com uma mobilidade em constante transformação, essa parceria é fundamental. Não tem como fazer gestão do trânsito em uma cidade do porte de Campinas sem tecnologia. Esse compartilhamento de dados oficiais, em tempo real, certamente resultará em uma gestão mais eficiente do trânsito”, ressaltou o prefeito.  

O presidente da Emdec destacou que “hoje é um dia histórico para a nossa cidade. Cada vez mais, a tecnologia tem impacto na tomada de decisões. Os dados que serão inseridos na ferramenta vão chegar aos motoristas, em tempo real, de forma ágil. Como resultado, poderemos aprimorar a gestão do trânsito e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.  

O Waze for Cities é uma plataforma de compartilhamento de dados bidirecional, que fornece dados e permite que o parceiro insira informações em tempo real. Na prática, o município terá acesso ao banco de dados com informações compartilhadas pela rede de usuários do Waze: fluxo de veículos, saturação e velocidade média das vias, lentidões e acidentes reportados.  

Por sua vez, a Emdec poderá reportar alertas aos motoristas com informações relevantes ao tráfego, em tempo real. Gradativamente, serão inseridos dados sobre bloqueios viários ocasionados por obras e eventos programados, por ocorrências extraordinárias ou por acidentes de trânsito, com horários previstos de início e término. A inserção dos dados está em fase experimental e envolve áreas estratégicas da Emdec, como a Divisão de Controle Operacional. A previsão é que os usuários possam visualizar os alertas já a partir da próxima semana.  

O representante da Google Cloud explicou que “essa colaboração é um divisor de águas. O Waze vai contribuir para que o cidadão planeje suas rotas e para a gestão do trânsito de Campinas. A Emdec poderá inserir dados na ferramenta para que os motoristas, principais beneficiários dessa parceria, estejam informados em tempo real”, destacou Poço.  

Também participaram do lançamento o secretário Municipal de Transportes, Fernando de Caires; o presidente da IMA, Elias Tavares; e os representantes da Câmara Municipal, vereadores Otto Alejandro, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário; e Higor Diego.  

Dados e planejamento estratégico 

Os termos da cooperação foram apresentados pela diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec, Karlise Baldoni. Ao obter dados de tráfego em tempo real pelo Waze for Cities, o município poderá identificar padrões de comportamento no tráfego e planejar soluções para ampliar a fluidez viária e minimizar lentidões em cada região, tais como operações de trânsito, ações educativas e ajustes nos tempos semafóricos.

Os indicadores coletados poderão ser usados para identificar pontos de estrangulamento do tráfego, áreas com altos índices de acidentes e necessidades de melhorias na infraestrutura viária. E poderão embasar, a longo prazo, a elaboração de projetos de mobilidade urbana mais eficientes, que envolvem o desenho de vias, reforço de sinalização, operações de fiscalização, etc.  

Pela plataforma, técnicos da Emdec terão acesso a indicadores históricos, tais como agrupamento das vias a partir da extensão e da duração das lentidões; e velocidades médias praticadas em determinada via, dia da semana e período. Também será possível ranquear os locais sujeitos a alagamentos, a partir dos alertas enviados pelos motoristas, o que viabiliza o planejamento de melhorias de infraestrutura.  

O aplicativo Waze está disponível para usuários do sistema Android, na Google Play; e do sistema iOS (App Store). O Waze for Cities foi lançado em outubro de 2014 e atualmente conta com mais de 1,5 mil parceiros, entre eles os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Juiz de Fora e Joinville.

Sair da versão mobile