Connect with us

Nossa Cidade

Adolescentes retirados do trabalho infantil concluem cursos profissionalizantes

A Escola Senai Zerbini foi palco, na quarta-feira 22 de novembro, da formatura da 18ª turma do Programa Construindo Autonomia para o Futuro (Procaf). Na ocasião, 15 jovens, egressos do trabalho infantil, receberam certificados de cursos profissionalizantes. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Campinas.

As atividades da 18ª turma foram iniciadas em junho de 2023, englobando os cursos de auxiliar de chocolateiro, salgadeiro e pizzaiolo, pacote office, preparação para o mercado de trabalho e a ressignificação da aprendizagem escolar. 

O Procaf é um programa financiado pela Unimed Campinas, objetivando profissionalizar os adolescentes abordados, culminando em uma mudança qualitativa, no processo de ensino/aprendizagem, a fim de propiciar o desenvolvimento de suas potencialidades e competências; fortalecendo o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

A Coordenadora do Procaf, Ana Paula Fragoso Pinke, explicou que, ao longo do processo, alguns alunos também se certificaram nos cursos de operador de logística, auxiliar administrativo, excel básico, implantação de serviços em nuvem – Google Cloud foundations, e produtos sazonais natalinos e páscoa.

“A educação é uma porta de entrada para futuras realizações e a ação do Procaf é fundamental principalmente por oferecer a jovens que estavam no trabalho infantil uma oportunidade de crescimento”, destacou Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

A cerimônia também foi marcada pelo lançamento do livro “A voz da adolescência: o desafio da produção escrita”, trabalho de conclusão dos cursos do Procaf. A edição é um compilado de textos, composto de narrativas dos alunos, marcadas pela oralidade, retratando as dificuldades vivenciadas, assim como a ânsia de um futuro promissor para os autores e suas famílias.

Sair da versão mobile