Nossa Cidade
Agente de segurança da GM de Campinas vence Campeonato Brasileiro de Luta de Braço
O guarda municipal de Campinas Luciano Barozi, de 46 anos, foi campeão invicto no Campeonato Brasileiro Militar e de Forças Auxiliares de Luta de Braço na categoria livre acima de 100 quilos, disputando com os braços esquerdo e direito. Barozi conquistou o primeiro lugar nas duas chaves e levou duas medalhas de ouro.
O torneio foi realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, na cidade de Rafard (SP), e a disputa é específica para atletas que são militares ou que pertencem às forças de segurança, como policiais, bombeiros e guardas municipais. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo (CBLBH).
O Campeonato é chancelado pela Confederação Brasileira de Luta de Braço e a vitória garante vaga para o mundial “Olimpíadas Polícias e Bombeiros”, previsto para ser realizado no ano que vem.
Conquistas
Atleta há 30 anos, Barozi é duas vezes campeão mundial de luta de braço. A primeira conquista internacional foi em 2004, pela Federação Mundial de Luta de Braço (WAF, sigla em inglês). Dois anos depois, em 2006, o GM levou o título mundial na Olimpíada Polícias e Bombeiros. Ele também coleciona diversos títulos paulistas e brasileiros no esporte.
O guarda municipal também é o atual detentor do cinturão latino-americano na categoria até 105 quilos, conquistado na Argentina em 2019. “Com a pandemia, a Liga latino-americana acabou se dissolvendo. Fechou-se o ciclo de disputas e eu fiquei permanentemente com o cinturão da categoria”, revela.
Barozi divide seu tempo entre o trabalho na Guarda Municipal, onde já atua há 19 anos, os treinos para as competições e a família. “É uma rotina bem intensa e, mesmo assim, conseguimos estes bons resultados, conquistando o primeiro lugar do Campeonato Brasileiro modalidade militar e vários outros títulos”, comemora o GM.