Connect with us

Nossa Cidade

Agente de trânsito por um dia: diversas atuações em defesa da vida

Eles operacionalizam o trânsito durante sinistros (acidentes), obras e eventos; atuam na fiscalização do trânsito e do transporte coletivo e de interesse público; conscientizam diversos públicos nos programas permanentes de educação para mobilidade; orientam pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas todos os dias.

Algumas dessas multifunções foram exercidas por cinco agentes específicos da mobilidade urbana na última sexta-feira, 22 de setembro, em um período de quatro horas. Na data em que é celebrado o Dia do Agente da Mobilidade Urbana, estes colaboradores relatam as diversas atuações da profissão, que vai muito além da fiscalização e tem como missão principal defender vidas no trânsito. Atualmente, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) conta com 405 agentes em seu quadro de funcionários.

Livanil Lourenço da Silva, que acumula 28 anos na profissão, auxiliava condutores e organizava o trânsito durante as obras na avenida Dr. Campos Sales e destacou as multifacetas da profissão. “Desde remover veículos quebrados das vias, recolher animais para fazer o trânsito fluir, até auxiliar condutores na troca de pneus”, enumerou. “A atuação do agente de trânsito não se resume à autuação. Nossa missão é auxiliar a população para garantir que a mobilidade seja segura e proteger vidas”, disse.

Enquanto ajudava motoristas e fazia o trânsito fluir em uma operação de bloqueio na região central, Marcelino Antônio da Silva lembrou que as ocorrências de alagamentos de vias estão entre aquelas mais desafiadoras. “É preciso agir rápido para bloquear os trechos afetados e evitar acidentes, já que os alagamentos avançam rapidamente”, explicou. Há 19 anos na profissão, Da Silva, como é conhecido, destaca que “o fato de atuarmos para promover mais segurança para o condutor é o que mais me encanta na profissão. É realmente prestar um serviço que faz a diferença na vida da população”, disse.

Na profissão de agente da mobilidade urbana há 15 anos, Sidney Gomes Soares atuava no transporte e fala com orgulho que “desceu do volante para ir para a rua, para atuar no trânsito”. Questionado sobre o que faz brilhar seus olhos na profissão, ele detalha: “promover segurança na mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que garantimos a fluidez do trânsito, é nosso foco e nossa satisfação. Infelizmente, não é um trabalho reconhecido pela população como deveria, mas fazemos e seguiremos fazendo sempre o melhor”, disse.

Fiscalização que muda comportamentos

O relato de Iracy Júlia Cruz Lima foi feito durante uma operação de fiscalização realizada pela Emdec, em conjunto com a Guarda Municipal, na avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli. Ela tem 11 anos de muitas histórias para contar como agente da Emdec. “Atuar no trânsito é fascinante, gosto do dinamismo. Mesmo no trabalho de fiscalização, é gratificante saber que fazemos a diferença porque estamos ajudando a conscientizar condutores e coibir comportamentos de risco”, destacou. “Educar os motoristas que estão cometendo infrações é uma forma de preservar a sua vida e daqueles que agem com responsabilidade no trânsito”, completou.

Conhecimento compartilhado e multiplicado

Atualmente líder de equipe operacional, Jorge Luís Gino acumula impressionantes 31 anos na profissão. O segredo para manter a eficiência, foco e paixão pelo que faz é “ter prazer em lidar com as pessoas, com a população; e exercer a profissão corretamente é o que me faz dormir com a consciência tranquila”. Ele também destacou o sentimento gratificante de treinar e compartilhar conhecimentos com agentes em início de carreira e acompanhar a sua evolução, muitas vezes chegando a posições de liderança.

“Agente” tem stories: homenagens nas redes sociais

O Dia Municipal do Agente da Mobilidade Urbana integra a programação da Semana da Mobilidade Urbana de Campinas, realizada neste ano entre os dias 15 de setembro e início de outubro. Foi instituído pela Lei Municipal nº 13.780, de 12 de janeiro de 2010, com o objetivo de “divulgar e valorizar o trabalho e as ações desempenhadas por este profissional”. A programação completa da Semob está disponível no hotsite www.emdec.com.br/semob. 

Nas redes sociais, a Emdec divulgou a série “Agente tem Stories”, que apresentou, em 30 segundos, diversas histórias vivenciadas por agentes em seu cotidiano, desde o salvamento de munícipes em alagamentos, retirada de animais atropelados até a aplicação de técnicas de primeiros socorros durante acidente de trânsito. A série trouxe relatos de Cleber de Oliveira, Andréia Fabiano, Olival Nogueira de Matos, Mário César Pieroni e Gilson Ribeiro. A série completa pode ser conferida no Instagram e Facebook da Emdec.

Sair da versão mobile