Nossa Cidade
Agentes da mobilidade urbana em formação aprendem primeiros socorros
Para reforçar a segurança no trânsito e no transporte, 25 novos agentes da mobilidade urbana estão sendo capacitados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Nesta quinta-feira, 9 de novembro, a turma passou por treinamento de Primeiros Socorros, na sede da empresa, oferecido em parceria com a escola técnica Data Way. E na sexta-feira, dia 10, o treinamento incluirá atividade em campo, em que os profissionais acompanharão de perto como é o trabalho nas ruas, com agentes e líderes experientes.
A capacitação em Primeiros Socorros teve carga horária de seis horas e integra formação com diversos módulos, totalizando 300 horas. Delas, 200h são obrigatórias, de acordo com a Portaria nº 966, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As outras 100h são complementares, oferecidas pela Emdec para o aperfeiçoamento dos agentes.
A programação do treinamento teve início em 18 de setembro e será finalizada em 15 de dezembro. Treinados e aprovados nos módulos, eles poderão ser credenciados como agentes da mobilidade urbana.
Treinamento incluiu situações de emergência no trânsito
Ministrado pela técnica de enfermagem, coordenadora e professora na Escola Técnica Data Way, Natália Mariano, o módulo de Primeiros Socorros permitiu que os participantes aprendessem, na teoria e na prática, a lidar com situações de emergência.
O conteúdo abordado incluiu simulações para situações vivenciadas em sinistros (acidentes) no trânsito, como formas de retirada rápida de veículo, análise primária da vítima, técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), quedas e mal súbitos. O treinamento ocorre pois, muitas vezes, o agente da mobilidade urbana é o primeiro a chegar no local do sinistro.
“O curso de Primeiros Socorros tem o objetivo de capacitar os agentes para o rápido reconhecimento e atuação em situações de emergência, com risco iminente de morte, até a chegada da viatura de suporte avançado de emergência”, explica Débora Damasco, gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec, área que organiza o curso de formação dos agentes. “Apesar de não ser um módulo obrigatório, acrescentamos, considerando a importância no cotidiano dos agentes no trânsito e transporte”.