Nossa Cidade
Agentes e atendentes da Emdec aprenderão vocabulário básico de Libras
Imagine estar andando pela cidade e precisar tirar uma dúvida em uma língua que poucas pessoas dominam. Esta realidade é vivida diariamente por quem se comunica em Libras, a língua brasileira de sinais. E para melhorar esta comunicação com os cidadãos, nesta semana em que é celebrado o Dia Nacional da Libras (quarta-feira, 24 de abril), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) anuncia que passará a ensinar o vocabulário básico sobre o trânsito e o transporte na língua de sinais, em treinamentos de agentes da mobilidade urbana, colaboradores do atendimento e outras áreas que têm contato com o público.
O conteúdo do curso foi desenvolvido em parceria da Emdec com o Centro de Apoio e Integração do Surdocego Múltiplo Deficiente (Cais) e a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp). Ele conta com vídeo que traduz em sinais mais de 50 palavras ou expressões usadas com frequência por quem precisa de orientação sobre o trânsito e o transporte na cidade.
O material será ministrado em turmas de atualização de profissionais da Emdec que lidam diretamente com a população, a partir do segundo semestre.
“Estamos dando mais um passo para fazer com que o cidadão que se comunica em Libras tenha um acolhimento cada vez melhor em nossos serviços. É uma iniciativa que visa fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência na dinâmica de circulação da cidade”, explica Débora Damasco, gerente de Desenvolvimento Institucional da Emdec.
Débora conta que o primeiro passo aconteceu em novembro de 2023, quando cerca de 30 motoristas de ônibus aprenderam o alfabeto, os numerais e o vocabulário básico em Libras, em treinamento presencial promovido pela Emdec em parceria com a Setransp e o Cais.
Na ocasião, os profissionais, que costumam atuar em linhas usadas pelas pessoas atendidas pelo Cais, aprenderam mais sobre a realidade das pessoas com deficiência. Eles também foram ensinados a diferenciar as bengalas usadas por pessoas com deficiência visual e participaram de simulação, acessando um ônibus com a visão bloqueada, para vivenciarem os desafios enfrentados por estes usuários.
Para ampliar o alcance do conteúdo educativo, a Emdec também disponibiliza, nesta segunda-feira, 22/04, os vídeos do treinamento em seu canal no Youtube, para que a população tenha acesso ao material e possa aprender sinais comuns em conversas sobre o trânsito e o transporte. Para divulgar a ação, as redes sociais da Emdec publicarão conteúdo especial no Dia Nacional da Libras.
Sinalização e transporte na região do Cais tiveram ajustes
Desde março de 2023, a Emdec dialoga com o Cais, resultando em uma série de intervenções necessárias à mobilidade segura das pessoas com deficiência que frequentam o centro de apoio. Entre elas, uma mudança na linha 360 – Proença/Castelo, que teve o seu itinerário alterado no dia 1º de setembro, para passar pela rua Lino Guedes, no Jardim Paulistano, em frente à instituição. Três novos pontos por sentido foram adotados, sendo um deles em frente ao local, facilitando o embarque e desembarque.
Já entre julho e agosto, a Emdec revitalizou toda a sinalização no entorno do centro de apoio, após diagnóstico que incluiu o entendimento das necessidades e demandas das pessoas surdocegas. Foram implementadas medidas para reforçar a segurança viária, como a revitalização da sinalização horizontal e vertical do cruzamento entre as ruas Rosa Lopes e Lino Guedes, e a implantação de zebrados e tachões, para induzir condutores à redução de velocidade.
Sete rampas de acessibilidade com piso tátil foram instaladas nas imediações, facilitando o acesso dos assistidos à praça René Pena Chaves. As rampas tiveram o investimento de R$ 104.582,32. Além disso, uma lombada foi implantada na rua Lino Guedes, na altura do número 390, permitindo a instalação de uma nova faixa de pedestres no local, também facilitando o acesso à praça.
Na rua Rosa Lopes, duas vagas de estacionamento para pessoas com deficiência foram revitalizadas, com a execução de rampa de acessibilidade. Também foram implantadas sinalizações de trânsito alertando os condutores sobre a presença e travessia de pessoas surdocegas, visando à conscientização; e foi reforçada a sinalização de regulamentação de velocidade de 30 km/h. Na rua Lino Guedes, perto da travessia de pedestres, a placa de advertência ainda está associada a um semáforo com amarelo piscante, destacando a necessidade de cautela no tráfego local.
Outros cruzamentos tiveram a sinalização revitalizada: entre as ruas Rosa Lopes e Inspetor Joaquim Atensia; Lino Guedes e Serra dos Itatins; Lino Guedes e Bauru; no eixo da rua Lino Guedes, entre a avenida Princesa D’Oeste e rua Bauru; e no eixo da rua Rosa Lopes, entre as ruas Lino Guedes e Inspetor Joaquim Atensia.
As medidas estão em fase de monitoramento e, em caso de identificação de novas necessidades, poderão ser revisadas.