Nossa Cidade
Agentes e educadores da Emdec reforçam medidas de prevenção aos acidentes
Até o dia 25 de junho, dez pontos da Avenida John Boyd Dunlop (JBD) voltam a receber abordagens educativas e reforço da fiscalização de trânsito. Iniciada pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), no último dia 9, a ação conjunta tem o propósito de ampliar a segurança viária em todo o eixo da avenida e coibir situações de desrespeito às leis de trânsito.
As abordagens ocorrem nos horários de pico, nos principais cruzamentos da Av. JBD, estações e terminais, que compõem o Corredor BRT Campo Grande. Agentes da Mobilidade Urbana e educadores observam condutas de risco e orientam pedestres, motociclistas e motoristas sobre os comportamentos de prevenção aos acidentes de trânsito. Por conta do protocolo sanitário adotado para prevenir a disseminação do coronavírus, não há entrega de materiais informativos.
Confira os pontos monitorados nesta semana:
22/06: Praça da Concórdia e Estação BRT Nova Esperança
23/06: Estação BRT Florence e Estação BRT Londres
24/06: Av. JBD x Av. Brasília e Estação BRT Roseiras / PUCC
25/06: Estação BRT Garcia e Terminal BRT Satélite Íris
Principais orientações
As abordagens realizadas pelas equipes da Setransp / Emdec são baseadas no monitoramento permanente das ocorrências de trânsito e acidentalidade no município. Motoristas e motociclistas são orientados sobre o cumprimento da velocidade regulamentada, respeito aos semáforos, preferência aos pedestres, conversões irregulares e proibição de circulação nas faixas exclusivas dos Corredores BRT.
Os pedestres recebem dicas para circular com segurança, que incluem a utilização das faixas, o respeito aos semáforos e o acionamento das botoeiras nas travessias semaforizadas.
Em outra ação paralela, que busca ampliar a segurança dos pedestres, a Setransp / Emdec analisam os tempos semafóricos em 42 travessias do eixo JBD, no trecho entre a Praça Santa Catarina (Vila Teixeira) e a altura da Rua Edson Luiz Rigonatto (Parque Itajaí). Até o momento, três pontos tiveram o tempo de travessia ampliado, no Jardim Aurélia e no Parque Itajaí.