Nossa Cidade
Agentes públicos concluem curso de capacitação sobre drones
A Defesa Civil e a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) concluíram na última sexta-feira, 25 de junho, o Curso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês), dirigido aos servidores das secretarias e órgãos que participam da Operação Verão. A capacitação também contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP (IFSP) – Campus avançado de Rio Claro.
Durante o curso, os 28 agentes públicos receberam treinamento para pilotar remotamente os aparelhos aéreos, que são acionados por controle remoto.
O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, explicou que o curso faz parte de um processo bastante amplo de treinamentos para diversas áreas, de acordo com seu foco de atuação. “Deste curso, acredito que o mais importante é que tivemos a representação de várias secretarias”, disse.
Eliane Jocelaine Pereira, secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, também reforçou a importância de parcerias entre as diversas áreas da Prefeitura. “Eu acredito que ninguém faz nada sozinho, mas sim que só fazemos coisas de qualidade quando construímos em conjunto. E este curso é a prova disso”.
O curso também foi bem avaliado pelos participantes. Leandro Freire da Silva, da Defesa Civil, elogiou a iniciativa. “O treinamento foi muito importante, porque vai dar uma qualidade muito maior aos nossos atendimentos, tanto nas ocorrências, quanto nas vistorias”.
Para o inspetor da Guarda Municipal, Márcio Frizzarin, “o curso foi maravilhoso. Nós, servidores de várias secretarias, tivemos a oportunidade de ter contato com o equipamento e aprender como ele deve ser manuseado, como deve ser controlado no ar”, disse.
Drones
A Defesa Civil de Campinas possui quatro drones, que são empregados nas ações do órgão, como monitoramento de queimadas e vistorias em áreas de risco. Os aparelhos também serão utilizados na área de Saúde para controle de doenças, como dengue. Já a Unidade de Vigilância em Zoonoses utilizará os drones no mapeamento de área de riscos de enfermidades causadas por animais. Os aparelhos podem, ainda, auxiliar em atividades da Guarda Municipal.