Nossa Cidade
Ainda dá tempo de participar da consulta pública para elaboração do Plano Local de Ação Climática
As pessoas interessadas em participar da consulta pública que subsidiará a construção do Plano Local de Ação Climática (PLAC) têm até a próxima quinta-feira, 29 de fevereiro, para responder a enquete on-line, que está disponível no superbanner do Portal da Prefeitura (https://portal.campinas.sp.gov.br/) ou direto na página do PLAC, disponível em https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/verde-meio-ambiente-e-desenvolvimento-sustentavel/pagina/plano-local-de-acao-climatica .
O questionário visa conhecer melhor a percepção, vivência e opinião da população no que se relaciona às mudanças climáticas. São perguntas como “quanto você acha que a mudança climática ameaça sua saúde e segurança pessoal?” “quais eventos climáticos mais te afetam diretamente?”, “quais ações seriam prioridade na mitigação (diminuição das emissões de gases do efeito estufa) nas mudanças climáticas?”, “quais ações de Educação Ambiental você acha que devem acontecer na cidade para aumentar a participação das pessoas no combate às mudanças climáticas e levar informações para a população?”, entre outras questões, que terão as respostas analisadas e incorporadas ao PLAC.
“A consulta pública tem o objetivo de subsidiar as ações que serão definidas no Plano Local de Ação Climática que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campinas. Essa pesquisa visa apenas colher as demandas locais da população em geral, portanto, não divulgaremos os dados pessoais e nem entraremos em contato direto com os participantes”, explica a assessora técnica da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) Ângela Guirao.
PLAC
Na última década, o município de Campinas vem inovando e liderando as pautas das Mudanças Climáticas, com o fortalecimento da legislação ambiental, assinatura de compromissos e diversas ações voltadas ao enfrentamento das mudanças do clima.
O próximo passo é a elaboração do Plano Local de Ação Climática, documento estratégico focado em entregar à cidade, com uma visão integrada e inclusiva (alinhada com as prioridades sociais, ambientais e econômicas), as ações necessárias para a mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência frente aos impactos da mudança do clima.
O Plano envolverá diversos atores, como instituições públicas e privadas, sociedade civil e academia. “A participação da sociedade civil no processo visa estabelecer um espaço de diálogo e compartilhamento de saberes e ideias, relacionados aos impactos da mudança do clima, além de discutir propostas de ações e programas existentes ou que deverão ser implementados no Município de Campinas para ações voltadas à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência da cidade”, complementa Ângela Guirao.
A previsão é que o PLAC seja concluído no primeiro semestre de 2024.