Nossa Cidade
Alfabetização de jovens, adultos e idosos é uma das principais missões da Fumec
Aprender a ler e escrever não tem idade. Para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), essa é uma missão importante: oferecer educação para jovens, adultos e idosos em Campinas, com uma abordagem comunitária e inclusiva. Em julho deste ano, o programa da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) formou 138 estudantes e atualmente 1.091 estão matriculados. O Dia Mundial da Alfabetização, neste domingo, 8 de setembro, é uma oportunidade para lembrar a importância de aprender a ler e escrever em qualquer idade. É um momento para refletir sobre os avanços na alfabetização e a necessidade de investir em programas que garantam educação a todos.
“Trabalhar no EJA Anos Iniciais é muito gratificante. Ver a satisfação e a alegria de pessoas que não tiveram a oportunidade de acessar a escola na idade certa, por vários motivos, mas que tiveram a coragem de buscar o sonho de se alfabetizar, é muito especial”, conta Edicelmo Valdeci Costa, gerente dos Programas de EJA da Fumec.
Por meio do EJA, a Fumec oferece programas de alfabetização e educação profissional, possibilitando que jovens e adultos retornem aos estudos, aprimorem suas habilidades e alcancem seus objetivos.