Nossa Cidade
Alunos da rede municipal de Campinas têm aulas de tênis no contraturno escolar
“Antes eu até achava o tênis (modalidade esportiva) um pouco chato pois só via na TV, mas depois de começar a jogar, não consegui mais parar, acho muito legal”. A experiência relatada é da aluna Manuéla da Silvia Lima, que está matriculada no 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Edson Luís Lima Souto, na Vila San Martin, em Campinas.
Ela é uma das 80 alunas da rede municipal que integram o projeto “Descobrindo o Tênis”, que começou em outubro passado, nas EMEFs Edson Luís Lima Souto, na Vila San Martin, e Dr. João Alves dos Santos, na Vila Regina. A proposta é levar essa modalidade para mais escolas.
“É muito legal ver o tênis implantado no dia a dia das crianças. É uma modalidade nova, muito falada no Brasil e que tem as suas particularidades. As crianças não têm contato direto com o tênis”, conta a ex-tenista profissional e uma das principais referências brasileiras no esporte, Patrícia Medrado.
“Estamos apresentando às crianças matriculadas em uma escola pública o universo do tênis e o acesso a ele. Elas aprendem sobre as regras do jogo, fazem vivências, conhecem os atletas e podem se identificar com o esporte”, explica a coordenadora dos Jogos Escolares Municipais (JEM), Beatriz Lene Passos Carvalho.
As aulas do programa “Descobrindo o Tênis” são gratuitas e acontecem no contraturno das aulas. A ideia de oferecer as instruções foi da tenista Patrícia Medrado, fundadora da Organização Social Esporte Brasil.