Nossa Cidade
Alunos de mecânica automotiva se formam pelo projeto Jovens Campeões”
Os 12 alunos do projeto “Jovens Campeões” do grupo Campneus se formaram na noite desta terça-feira, dia 12 de dezembro, em evento na empresa Pirelli, em Campinas. Os jovens fazem parte da primeira turma do curso de qualificação profissional em mecânica automotiva, um projeto-piloto realizado em parceria com a Escola do Mecânico e a Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA) com apoio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude.
Como resultado do curso, dois participantes já conseguiram ingressar no mercado de trabalho para atuarem na área de mecânica automotiva. O projeto que teve como uma das idealizadoras a analista de Recursos Humanos, Fernanda Marques, segue agora para Salvador (BA), cidade que receberá o curso no primeiro semestre de 2018. Uma nova turma está prevista para Campinas, no segundo semestre do ano.
A parceria com a Prefeitura, segundo o coordenador de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves, possibilitou que os jovens também pudessem participar de oficina de cidadania no Centro de Referência da Juventude (CRJ) da Vila União. Os alunos discutiram temas como a importância de ter uma participação ativa em sua comunidade e nas questões políticas que influenciam sua vida e formação.
“Vamos ampliar essa união no próximo ano, para que os alunos possam também ter aulas de prática esportiva. A formatura desta primeira turma foi emocionante. Pudemos fazer uma retrospectiva e ver tudo o que esses jovens construíram ao longo desses seis meses e perceber que as pequenas sementes que plantamos vêm transformando vidas e famílias”, disse Gonçalves.