Nossa Cidade
Alunos e professores do EJA comemoram o sucesso da 28° Mostra de Trabalhos da Fumec
A 28ª edição da Mostra de Trabalhos dos Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), reuniu 1.800 visitantes durante os três dias de evento, entre 5 e 7 de novembro. A exposição contou com produções educacionais produzidas pelos alunos da EJA) ao longo do ano e apresentações artísticas. A ação foi realizada no Centro Cultural Unicamp – CIS Guanabara, no bairro Botafogo.
Mais de 80 projetos confeccionados pelos alunos durante o ano letivo participaram da exposição. “A Mostra se consolidou como uma oportunidade admirável para mostrar o que transpira nas salas de aula e os projetos desenvolvidos ao longo do ano, sob a orientação dos professores”, disse o gerente da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Fumec, José Batista Filho.
Na abertura oficial da Mostra no dia 5, terça-feira, além de observar os trabalhos, os visitantes também acompanharam a apresentação musical do Instituto Anelo, coordenada por Lucas Soares, ex-aluno da Fumec. No segundo dia, quem foi apreciar as obras da exposição pôde aprender a confeccionar tiaras e acompanhar números musicais, peças teatrais, jogral e um recital de poemas, todos produzidos em conjunto por alunos e professores.
“Foi um momento para celebrar a criatividade e observar os avanços significativos em letramento, alfabetização, habilidades em cálculos matemáticos e desenvolvimento psicoemocional e cognitivo dos alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada”, completou Batista.
O encerramento teve momentos de muita emoção, como a apresentação do projeto “Canto que Encanta – Coral Dona Neném”, que contou com a participação de cerca de 160 crianças e um número musical dos idosos do Coral Dom Barreto. Os professores da Regional Norte também organizaram um sarau folclórico, reforçando a importância cultural do evento.
A XXVIII Mostra de Trabalhos dos Alunos da EJA da Fumec contou com importantes parcerias, como o Caps Norte e o CIS Guanabara. Durante os três dias, representantes do curso técnico de Enfermagem do Ceprocamp promoveram uma Feira da Saúde, dando dicas e orientações ao público em relação a cuidados com a saúde em geral e as campanhas “Outubro Rosa”, sobre a conscientização do câncer de mama, e “Novembro Azul”, referente a ações contra o câncer de próstata.