Nossa Cidade
Amoreiras recebe ação da #Desacelera nesta sexta, 21 de junho
Educação para a mobilidade é para todas as idades. Por isso, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de junho, a área de Educação da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizará ações em dois ambientes distintos: um Centro de Educação Infantil (CEI) e vias de grande fluxo de Campinas. Estas últimas receberão abordagens educativas da campanha #Desacelera, que aborda os riscos do excesso de velocidade, já que, em 2023, a velocidade esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 sinistros fatais registrados na metrópole. Já entre casos com óbitos de motociclistas e garupas, 44% tiveram a velocidade como fator de risco.
Na sexta-feira, dia 21, das 9h30 às 11h30 a campanha estará presente em dois pontos próximos, com orientação e distribuição de material educativo. Os condutores serão conscientizados sobre os perigos do excesso de velocidade nos cruzamentos entre as avenidas Amoreiras, João Jorge e Prestes Maia; e entre as avenidas João Jorge e General Carneiro.
O primeiro cruzamento, entre as três avenidas, ocupa atualmente o 7º lugar no ranking dos “50 pontos críticos” de sinistralidade (acidentalidade) de Campinas. A lista, feita pela Emdec para nortear ações estratégicas para a segurança no trânsito, tem base em dados de sinistros ocorridos na cidade, nos últimos cinco anos, considerando o nível de severidade.
Já na quinta-feira, dia 20, as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Bem Querer Antônio Vieira de Oliveira, no Parque Residencial Shalon, terão a oportunidade de aprender sobre segurança na mobilidade urbana de forma divertida e lúdica, com o “Teatro de Fantoches”. Durante a atividade, os personagens explicam aos pequenos comportamentos seguros, como o uso correto da cadeirinha e do cinto de segurança.
Campanha #Desacelera
Ao longo do mês de junho, as operações integradas farão parte do calendário de ações da campanha “#Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida”. São realizadas blitze semanais, em pontos estratégicos dos locais que mais registraram sinistros (acidentes) de trânsito. O objetivo é alertar sobre as consequências do principal fator de risco para sinistros em Campinas: a velocidade.