Nossa Cidade
APA de Campinas ganha identidade visual própria e compartilha guia com interessados
Após um ano de trabalho e 11 oficinas participativas com a comunidade local, a APA Campinas tem agora a sua própria marca e a coloca à disposição para uso dos interessados por meio do Manual de Identidade Visual, Comunicação e Sinalização da APA de Campinas, disponível em https://drive.campinas.sp.gov.br/index.php/s/HRb6czBcAjb3BKt
São logomarcas, layouts e padrões de cores criados com o objetivo de fortalecer a identificação da APA e, com isso, promover a conservação dos seus recursos naturais e histórico-culturais. O manual estabelece um conjunto de quatro símbolos para representar a área: lobo-guará, espécie ameaçada de extinção que ocorre na região e representa a fauna; folha, imagem relacionada à natureza que representa a flora e a cobertura vegetal; ondas em fundo azul, remetem à água e representam os recursos hídricos da região; e o Observatório Municipal Jean Nicolini, que representa o patrimônio histórico-cultural da APA Campinas.
As letras desenvolvidas para compor o conjunto visual têm por objetivo captar a atenção do espectador, levando-o à fixação da marca, principalmente na utilização da vogal “A”, cuja curvatura faz referência aos morros e colinas que caracterizam o território da APA Campinas.
O manual traz ainda ilustrações de objetos diversos confeccionados com imagens sugeridas pelo estudo como bonés, souvenirs, copos, chaveiros, adesivos para carro, convites, folders, crachás, banners, camisetas, placas de sinalização e até posts para redes sociais.
Plano de Manejo
A construção de uma identidade visual é um dos programas previstos no Plano de Manejo da unidade e tem como objetivo fortalecer a APA Campinas.
“O conteúdo sugere cores, tipografias, composição, conceitos e padrões técnicos para implantação de mobiliários urbanos e para elaboração de
itens de comunicação visual e de Educação Ambiental relacionados a esta importante Unidade de Conservação de Campinas, de forma a sempre fazer referência ao patrimônio da APA, considerando a variedade de bens e das informações existentes. É um material que pode ser usado tanto pelo Poder Público como por instituições diversas e iniciativa privada”, explica a diretora do Departamento do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirao.
Oficinas
Para desenvolver a identidade visual, foram realizadas 11 oficinas nas três regiões que constituem a Área de Proteção Ambiental de Campinas (distritos de Sousas e de Joaquim Egídio e a região da AR-14, composta pelos bairros Carlos Gomes, Jardim Monte Belo e Chácaras Gargantilha).
Cada oficina desenvolveu dinâmicas para colher as perspectivas e opiniões dos participantes sobre assuntos diversos relacionados à APA.
“Buscamos compreender a percepção da população acerca do território, identificando os elementos que melhor o caracterizam, bem como os aspectos mais significativos. Dessa forma, realizamos a construção de uma identidade visual baseada na participação e opinião popular dos moradores e usuários da APA de Campinas, sempre lembrando que a população é a melhor fonte de informações para se compreender a área em questão”, destaca Guirao.