Connect with us

Nossa Cidade

Após 35 anos, Prefeitura entrega matrículas de imóveis no Aero Aeroporto

A entrega de 82 matrículas de imóveis do Núcleo Residencial Aero Aeroporto, no Ouro Verde, encerrou uma espera de 35 anos para as famílias do bairro. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, entregou em mãos alguns dos títulos de propriedade durante evento na CEI Profª Thermutis Araújo Machado. Documentos emitidos pelo Cartório de Registro de Imóveis, as matrículas tornam os moradores oficialmente proprietários do imóvel, com segurança jurídica para fazer melhorias, transferir ou vender. 

 

“Estamos passando de 8 mil escrituras entregues desde 2021 e beneficiamos um total de 30 a 40 mil pessoas. Temos muitas cidades no Brasil com menos de 40 mil habitantes, então, quero dizer que já regularizamos uma cidade de tamanho médio de tantos  títulos que entregamos. Isso dá tranquilidade a todos vocês; agora que foi regularizado não tem mais preocupação. Por outro lado, também ajuda a reduzir a fila da Cohab, que caiu de 42 mil para 18 mil pessoas”, disse o prefeito Dário Saadi.

 

O presidente da Cohab e secretário municipal de Habitação, Arly de Lara Romêo, disse que “essas entregas trazem paz, tranquilidade e esses imóveis agora têm o reconhecimento legal da propriedade”. Ele também lembrou que agora os moradores podem ampliar e investir nas suas casas com total segurança.

 

Morador do bairro, David Nunes disse que fazia mais de 30 anos que todos os moradores estavam lutando por essas matrículas. Segundo ele, “viemos do Paraná nos anos 1990, onde a gente morava em um sítio e estava muito difícil manter a família, então viemos para Campinas em busca de melhoria e qualidade de vida”.

 

Também estiveram presentes: o vice-prefeito, Wanderley de Almeida; e o vereador Rodrigo Farmadic, representando a Câmara Municipal.

 

Histórico

 

O bairro começou a ser habitado na década de 1990, com famílias removidas de uma área imprópria para habitação. No ano de 2005, o município passou a reconhecer o núcleo e, a partir da solicitação da associação de moradores, iniciou-se a implantação de algumas melhorias de infraestrutura. 

 

O processo de regularização fundiária do núcleo contemplou a realização de toda a infraestrutura essencial. O bairro já tem rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo, rede de energia elétrica, pavimentação e recebeu melhorias em iluminação pública.

 

Desde 2021, Campinas já promoveu a regularização fundiária de mais de 8 mil imóveis. Outras 1.781 matrículas já estão nos cartórios de registro de imóveis e aguardam liberação.

 

Sair da versão mobile