Nossa Cidade
Após 49 anos, Ceasa começa a operar com novas balanças digitais para caminhões
Uma das duas novas balanças digitais de pesagem para caminhões entrou em operação, no início de outubro, na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas). Os novos equipamentos marcam o encerramento de uso da antiga balança mecânica depois de 49 anos. Os processos de pesagem modernos e tecnológicos apresentam mais eficiência e precisão, além de atender às atuais exigências da frota transportadora circulante.
Para o presidente da Ceasa Campinas, Valter Greve, assim como a antiga balança serviu por 49 anos com confiança, “agora, com plataformas maiores e maior capacidade de carga, o entreposto segue firme em sua missão de modernizar suas operações e continuar atendendo à crescente demanda do mercado com inovação e excelência”.
Os novos equipamentos vão beneficiar os caminhoneiros que realizam cerca de mil pesagens por mês no local em horário de pico. Cada balança conta com plataforma de 30 metros de comprimento e capacidade de carga de 120 toneladas em sistema moderno, tanto para pesagem estática quanto em movimento, o dobro da balança antiga que era de 60 toneladas.
A instalação das balanças digitais integra um conjunto de obras de modernização e melhorias de infraestrutura que estão em andamento no complexo da Ceasa. O conjunto de obras, que contempla um complexo sanitário com 92,90 m², na área do galpão permanente-4 que já foi concluído, a implantação e modernização da portaria-1, e remodelação viária, em andamento, beneficiará diretamente os cerca de 1.500 motoristas que utilizam diariamente o local.
Relíquia mecânica será incorporada ao acervo da Ceasa
Considerada uma relíquia mecânica, a primeira balança foi instalada pela Ceasa Campinas na década de 1970 e desempenhou um importante papel no controle de peso de mercadorias. Com 16 metros de comprimento e capacidade para 60 toneladas, a robustez e precisão da antiga peça marcou uma era de eficiência e confiabilidade.
Considerada um marco na história da Ceasa e da cidade de Campinas, a antiga balança será remontada em um espaço exclusivo onde permanecerá como um símbolo da evolução e crescimento do entreposto e preservado como parte do acervo histórico da cidade.
Foi adquirida diretamente da fábrica Chialvo (o mesmo nome do modelo do equipamento) há 49 anos. A manutenção da peça sempre foi feita com precisão manual, e até os dias de hoje, segue sendo cuidada pela família do fundador da instaladora. A última manutenção foi realizada pelo filho do criador, que também foi responsável por sua desmontagem, junto com o seu neto.