Nossa Cidade
Aprendizes do programa Vibe aderem à campanha e doam 60 bolsas de sangue

Em março, os aprendizes do programa Vibe, da Prefeitura de Campinas, deram uma aula de solidariedade ao aderirem à campanha de doação de sangue, promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com o Hemocentro e com o SerSol. Foram arrecadas 60 bolsas de sangue.
“O SerSol tem feito importantes ações na Prefeitura. Além da doação de sangue, também contribuiu para a arrecadação e doação de tampinhas de plástico, que beneficiam instituições”, explica a secretária da pasta, Eliane Jocelaine Pereira. “Ver nossos jovens aderirem às campanhas é muito gratificante, porque nos mostra que o Vibe está atingindo seus objetivos”, completa.
Eduarda Vitória Gomes Ferreira foi uma das jovens que participou da campanha. Ela achou tão importante a doação de sangue, que trouxe sua mãe, Daiane Gomes Carvalho, para doar também. “Para mim, doar sangue foi muito importante, pois muitas pessoas precisam e com certeza ajudou essa ação tão simples ajudou quem precisava”, conta.
A jovem Ana Luísa Correia da Rocha pretende participar de outras campanhas. “Nunca tinha doado antes, mas sempre tive vontade. É uma forma de ajudar as pessoas; um doador ajuda a salvar até quatro vidas”, completou.
Quem pode doar sangue
Pessoas entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, estar descansado, não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da adoção e peso mínimo 50 kg e máximo de 150 kg, As informações estão disponíveis no site do Hemocentro (https://www.hemocentro.unicamp.br/)
SerSol
O SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade) tem como objetivo fortalecer e institucionalizar o trabalho voluntário e as ações de solidariedade dos servidores
O Programa também visa fomentar a solidariedade, estimular equipes a abraçarem causas sociais; qualificar e fortalecer ações de solidariedade e, sobretudo, atender emergências como a recente crise sanitária do coronavírus.
O programa
Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas.
O Vibe é desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.
