Connect with us

Nossa Cidade

Apronto Operacional da Operação Verão é realizado no Parque Ecológico

Apronto Operacional da Operação Verão é realizado no Parque Ecológico

A Defesa Civil de Campinas promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 12 de dezembro, o apronto operacional da Operação Chuvas de Verão. A ação foi no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e reuniu servidores e voluntários que atuarão na Operação, além dos equipamentos que poderão ser empregados em emergências como viaturas, barracas e geradores. 

O apronto operacional é o momento em que uma operação está pronta para ser posta em atividade. Realizada de 1º de dezembro a 31 de março, a Operação Verão reúne uma série de ações de prevenção e resposta para redução do risco de desastres, evitando ocorrências graves durante o período do verão, marcado por elevados índices de chuvas. 

O evento desta segunda contou também com a montagem de acampamento operacional e das salas de Situação e da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) – SP.

Os cachorros do canil de Itatiba (SP) que atuam em operações da Defesa Civil também foram apresentados. 

Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, foi a primeira vez que um apronto operacional foi realizado em conjunto. Além de Campinas, as cidades de Itatiba e Pedreira estavam envolvidas na atividade. “Essa ação busca aprimorar a resiliência na Região Metropolitana de Campinas, reduzindo riscos de desastres com a preparação das equipes para atuar em situações adversas que decorram do período mais chuvoso”, afirmou. 

Sobre a Operação Verão

Diversos setores da administração pública fazem parte da Operação, conduzida por uma força-tarefa, que tem o intuito de mobilizar as áreas no socorro a situações de emergência e de desastres, minimizando suas consequências.

A estratégia inclui o acompanhamento de índices pluviométricos e previsão meteorológica com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, vistorias em área de risco e adoção de medidas antecipadas para reduzir riscos.

Sair da versão mobile