Connect with us

Nossa Cidade

Arranjos e esculturas com frutas são opções para decorar as ceias de fim de ano

Para celebrar as festividades de fim de ano e o espírito natalino, uma boa opção na hora de decorar a mesa da ceia é a confecção de esculturas de frases e desenhos com frutas. Com a diversidade de frutas que nosso clima tropical proporciona é possível explorar uma variedade de cores e formatos das frutas para obter um contraste que, de forma saudável e diferente, vai surpreender na hora de recepcionar a família e os amigos.
 
Gastando bem pouco e usando a criatividade, podemos usar frutas como a melancia, o abacaxi, a carambola, o mamão, o melão, as uvas, o pêssego, a ameixa, a nectarina, a cereja, a banana, a maçã e outras de época que agrade o anfitrião e seus convidados. Entre 60 a 90 minutos, dependendo do grau de exposição, é o tempo suficiente para montar uma bela mesa decorada de frutas, diz Rogério Totoli, permissionário do mercado de Hortifrutigranjeiros da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas).
 
As frutas preferidas para se esculpir frases e desenhos são as maiores, como mamão, melão, melancia e abacaxi. "Usando as demais frutas, com pequenos tipos de corte, como, por exemplo, a carambola, teremos estrelas que podem ser espalhadas ao redor da mesa. As cerejas podem compor recipientes que agregam à decoração", sugere Totoli, do boxe Terra Mel, da Ceasa Campinas.
 
Para esculpir as frutas é necessário um pouco mais de habilidade e talento, nada que uma consulta em vídeos de redes sociais não ajudem, diz o permissionário da Ceasa. Em alguns casos, é necessário usar moldes e ferramentas de cortes especiais. Mas, na maioria das situações, basta abusar da inspiração que pode ser encontrada nos vídeos tutoriais e buscar na imaginação ideias para usufruir da riqueza de cores e formatos de nossas frutas.
 
As frutas da estação de verão brasileira e as tradicionais da época natalina podem ser encontradas nos vários boxes dos permissionários da Ceasa Campinas com preços mais reduzidos em comparação com o mercado em geral.
Sair da versão mobile