Connect with us

Nossa Cidade

Arte gráfica de Fábio de Bittencourt é tema de mostra no Espaço Marco do Valle

“O Legado do Morcego Visual” é o nome da exposição individual do artista visual Fabio de Bittencourt,  que será aberta ao público no dia 9 de novembro, às 19h, no Espaço Marco do Valle. A entrada é gratuita. São 10 telas e aproximadamente 100 trabalhos gráficos como xilogravuras, gravuras em metal, aguadas, grafites, canetas, entre outros. A mostra permanece no local até 31 de dezembro. 

O curador é seu irmão Fernando de Bittencourt, que explica: “esta exposição do Espaço Marco do Valle é importante por dois motivos, um mostrando pinturas quase monocromáticas dentro de um universo mais rebelde, mais rock; e outro de desenhos e gravuras que ele fazia para si próprio e guardava em pastas ou agendas. Outro motivo é que é hora de mostrar este lado mais sensível do artista que tem dentro de suas obras, sua casa, o bairro onde morou e seus círculos de amigos”. 

Fabio de Bittencourt, nascido em São Paulo em 1962 e falecido em 2019 em Campinas, deixou uma fantástica coleção de obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e objetos de linguagem ímpar, de extrema maestria e domínio das técnicas que pesquisou e executou ao longo de sua vida.

Tornou-se um dos principais artistas de sua geração, sendo extremamente ativo, se inscrevendo em salões de arte, expondo e vendendo seu trabalho, pintando e desenhando incansavelmente, traduzia sua história em qualquer tipo de suporte que encontrava fosse uma tela, um convite de museu, uma conta de luz, uma caixa de aveia, dava vazão para suas ideias, às vezes até em cima de jornais e notícias da época.

Serviço:

Exposição “O Legado do Morcego Visual”

Dia: 9/11 (quinta-feira) até 31/12

Hora: 19h

Local: Espaço Marco do Valle, Rua Dr. Quirino 1.865, Centro, Campinas

Visitação: segunda: 9h às 16h; terça a sexta, 9h às 18h; e sábado, 9h às 13h

Agendamento de grupos ou visita monitorada: espacomarcodovalle@ceicampinas.org.br

Sair da versão mobile