Connect with us

Nossa Cidade

Artista Luciana Valio lança livro contemplado pelo Ficc

O livro ‘de onde brotam os fios…’, da artista Luciana Valio, será lançado dia 20 de fevereiro, às 20h, em live no Instagram @lucianavalio. E, no dia 22 de fevereiro, das 17h30 às 19h30, na Casa de Vidro, em Campinas ocorrerá o lançamento presencial precedido por uma oficina para a confecção de casulo semente, das 14h às 17h. A agenda ainda conta com mais três oficinas, dois lançamentos presenciais e uma roda de conversa com artistas convidados. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022 com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
 
 
As oficinas serão no Espaço Cultural Maria Monteiro, localizado na Vila Padre Anchieta, no dia 23 de fevereiro, das 9h às 12h. No Centro de Cultura Casarão, no distrito de Barão Geraldo, dia 29, das 14h às 17h, e o lançamento a partir das 17h30. Em março, dia 16, no Tote Espaço Cultural, em Sousas, das 10h às 13h, e lançamento das 13h30 às 15h30. As inscrições para as oficinas devem ser feitas por meio do formulário no link (https://forms.gle/xNqyZxa6SGo2A2ez6). O livro ficará exposto por três meses após o lançamento na Casa de Vidro, no Centro de Cultura Casarão e na Tote Espaço Cultural. 
 
 
A história do livro começa com uma lenda sobre um ancião que se transforma em um casulo. A segunda parte é um manual no qual a autora convida o leitor a colaborar com uma espécie de experimento científico. A intenção da artista é “intervir na natureza de forma a estabelecer uma relação poética com o reflorestar por meio da disseminação de sementes”. Para isso, Luciana ensina o passo a passo para a produção artesanal de três tipos de casulos (tear, tricô e feltragem de lã), indica as sementes que vão compor o mix, como as frutíferas (limão, maracujá, mamão), as arbóreas (ipê e pau-formiga), além de hortaliças como jiló e quiabo que, junto com terra, devem rechear os casulos para posteriormente serem depositados no solo.
 
 
Os casulos funcionam como ‘bombas de semente’ que brotam espontaneamente, regenerando a biodiversidade local. O livro vem acomodado numa caixa e junto um saquinho contendo sementes e um casulo de crochê para uma primeira experiência do leitor.
 
 
Sobre a autora
 
Além de artista, Luciana Valio é mãe, professora universitária e pesquisadora em Arte Contemporânea. Na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, ministra aulas de Tridimensionalidade para os Cursos de Graduação em Artes Visuais. Em seu trabalho, a artista alinhava a relação entre a arte e a natureza em busca de um olhar decolonial. Para tanto, utiliza-se dos processos vivenciados/percebidos pelo corpo e dos fazeres manuais como meios para acessar saberes ancestrais. Caracterizando, em suas performances, tais processos para a conexão entre corpo, natureza e mundo espiritual. Sua pesquisa se debruça sobre os seguintes temas: conhecimentos ancestrais e manualidades na Arte Contemporânea; Arte e Natureza; Arte e Decolonialidade; e Intervenção Urbana.
 
Coordena do projeto “Entre Tramas e Fibras” com enfoque sobre os têxteis e as manualidades na Arte Contemporânea. É doutora e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Unicamp.
 
 
Serviço:
 
 
 
20 de fevereiro 
 
Live de lançamento
 
20h – via instagram (@lucianavalio)
 
 
 
 
22 de fevereiro
 
14h às 17h – Oficina
 
17h30 às 19h30 – Lançamento do livro
 
Local: Museu da Cidade, Casa de Vidro (Avenida Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral) 
 
 
 
23 de fevereiro
 
9h às 12h – Oficina
 
Local: Espaço Cultural Maria Monteiro (Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta) 
 
 
 
 
28 de fevereiro
 
15h às 17h – Roda de conversa com a autora Luciana Valio e artistas convidadas.
 
Local: Biblioteca Pública Municipal Ernesto Manoel Zink (Av. Benjamin Constant, 1.633, Centro)
 
 
 
 
29 de fevereiro 
 
14h às 17h – Oficina
 
17h30 às 19h30 – Lançamento do livro
 
Local: Centro Cultural Casarão (R. Aracy de Almeida Câmara, s/n – Barão Geraldo)
 
 
 
16 de março
 
10h às 13h – Oficina
 
13h30 às 15h30 – Lançamento do livro
 
Local: Tote Espaço Cultural /Ateliê Norma Vieira (Avenida Dona Maria Franco Salgado, 260, Sousas)
 
 
Sair da versão mobile