Nossa Cidade
Assédio Moral é tema de palestra da Escola de Governo nesta quarta, 3
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas vai debater, na próxima quarta-feira, 3 de maio, o assédio moral no trabalho. A palestra, promovida em parceria com a EGDS (Escola de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas) e com o Comitê Permanente de Orientação e Prevenção ao Assédio Moral faz parte das ações que vêm sendo desenvolvidas desde 2021 . O evento será às 14h, no Salão Vermelho e aberto a todos os servidores. Não é preciso fazer inscrição.
Na ocasião, também será lançada a Cartilha de Orientação e de Prevenção do Assédio Moral no Trabalho. O material ficará disponível no portal SouServidor (www.souservidor.campinas.sp.gov.br).
“Este é um tema muito importante em todas as organizações. É preciso debater e também esclarecer o que é o assédio moral e principalmente desenvolver ferramentas de prevenção, por isso criamos, em 2021, o Comitê”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Segundo cartilha do TST (Tribunal Superior do Trabalho), “assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho”.
Para conduzir o assunto, a EGDS convidou duas palestrantes com conhecimento na área. Eleonora Bordini Coca, que é desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas e também membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TRT da 15ª Região; e Danielle Olivares Corrêa, que é procuradora do Trabalho/PRT da 15ª Região e responsável pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho.
“Estamos trazendo pessoas que conhecem muito do assunto e que, com certeza, elas vão contribuir muito para o nosso debate e principalmente para as ações que estamos adotando para reduzir os casos de assédio moral”, completou a secretária.
Ações
Em 2021, a Prefeitura criou o Comitê Permanente de Orientação e Prevenção ao Assédio Moral, formado por servidores das secretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Justiça e Gestão e Controle.
O Comitê tem como atribuição avaliar, acompanhar, bem como implementar políticas de proteção ao servidor contra o assédio moral na Administração Municipal. Ele também trata sobre a implementação de medidas administrativas e estratégicas de proteção ao servidor contra o assédio moral.
Outra ação importante, foi a implantação do Lidera, um programa de mentoria para gestores públicos, ou seja, servidores em cargos de chefia.
“Segundo a cartilha do TRT, uma das causas do assédio moral é a ausência de práticas administrativas e gerenciais adequadas. O Lidera surge como mais uma ferramenta importante no controle do assédio moral”, explicou Fábio Custódio, Fábio Custódio, diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados.
Serviço
Palestra da EGDS
Tema: Assédio Moral no Trabalho: Conhecer para prevenir
Data: 3 de maio, quarta-feira
Local: Salão Vermelho
Horário: 14h às 16h
Não é necessário fazer inscrição.