Connect with us

Nossa Cidade

Assistência atende 41 famílias no Satélite Íris 2 nesta 6ª feira

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas atenderam na manhã desta sexta-feira, dia 30, 41 famílias no Satélite Íris 2. A ação foi motivada pelas fortes chuvas registradas na noite de ontem e madrugada de hoje, 29 e 30 de dezembro.

Foram entregues 23 colchões, 22 cobertores e 11 cartões Nutrir. Foram também distribuídas 60 refeições em marmitex, pois as pessoas no local não tinham como cozinhar.

O excesso de chuva das últimas horas fez com que Campinas continuasse em Estado de Atenção. O índice pluviométrico (que mede chuvas acumuladas) nas últimas 72 horas chegou em 253,1 milímetros nesta manhã.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Sidnei Furado, o esperado era que fossem registrados 155 milímetros até hoje. “Quando ultrapassa os 80 milímetros acumulados já é considerado Estado de Atenção porque aumenta muito o risco de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos, desabamentos e quedas de muros. A Defesa Civil intensifica as vistorias preventivas em locais considerados de risco”, explica.

Durante toda esta sexta-feira, equipes de diversas áreas da Prefeitura percorrem os locais mais afetados para tomar as medidas adequadas para minimizar os efeitos das chuvas.

Vistoria

Desde o início da manhã, a Defesa Civil orienta a população e vistoria as ruas e imóveis das regiões de Sousas e Barão Geraldo. Em Sousas, houve extravasamento do leito do Rio Atibaia com reflexos em Barão Geraldo.

“Também foram feitas vistorias nos locais onde há moradores, casas que estão nos locais atingidos pela chuva e possam estar em risco”, disse o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado.

Árvores

Equipes do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) estão nas ruas fazendo o trabalho de desobstrução das vias, que será concluído ainda hoje. A retirada dos galhos e tocos, que nos últimos dias foram colocados nas calçadas e canteiros centrais, será realizada em até 10 dias. Na noite de ontem nove árvores caíram em Campinas – entre elas uma de grande porte no Bosque dos Jequitibás, na Rua Pedro Álvares Cabral; na queda levou junto um jequitibá. “São árvores sadias, que não apresentam indicadores de doenças. As condições de saturação do solo (por conta das chuvas) associadas com peso das árvores mais corrente de vento causam as quedas”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Trânsito

A Avenida Ruy Rodrigues está parcialmente interditada em razão de um alagamento causado pelo aumento do volume do Rio Capivari, que invadiu a via na altura do Santa Lúcia. Equipes da Administração Regional 12 estiveram no local para orientar a população.

O trabalho de limpeza e manutenção só poderá ser feito quando a água estiver abaixo da boca de lobo que existe no local.

A Secretaria de Serviços Públicos removeu 2 metros de terra da Av. Prefeito Magalhães Teixeira, embaixo do viaduto da Avenida Prestes Maia. No local está sendo construída uma mureta de contenção para evitar que o barro invada a pista. O tráfego na avenida está normal.

Recanto dos Dourados

Com o aumento do volume de água do Rio Atibaia, as chácaras do Recanto dos Dourados voltaram a ficar alagadas. Equipes da Administração Municipal, com o apoio do Corpo de Bombeiros, estão no local para dar assistência a cerca de dez famílias que foram atingidas.

Por questão de segurança, no momento, a ação efetiva realizada é a Operação Cata-Treco. Limpeza e manutenção serão realizadas quando o nível do rio Atibaia estiver no leito.

Sair da versão mobile