Connect with us

Nossa Cidade

Astrônomo faz atividade neste fim de semana sobre Estrelas na Cultura Humana

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini faz nesta sexta-feira, 22 de setembro, e no domingo, 24, a série “Estrelas na Cultura Humana”. O tema da aula-palestra na sexta-feira será “Lua, Deusa da Noite” e, no domingo, “O Céu da Primavera”. Os horários são a partir das 18h30. Haverá atividade externa e observação no telescópio.

O “contador de histórias celestes” Julio Lobo fará um passeio por diferentes culturas e povos, mostrando de que maneira a Lua era idolatrada e conhecida. “A importância da Lua para os povos antigos em seus rituais agrários influencia em diversas culturas e num futuro próximo colônias que irão ser instaladas sendo um trampolim para a exploração de outros mundos”.

No dia 23 de setembro, às 3h50 terá início a estação da Primavera para o Hemisfério Sul e para o Hemisfério Norte é o início do outono. “Para um melhor entendimento, as estações resultam da inclinação do eixo da Terra em relação à eclíptica que nada mais é, do que a trajetória do Sol em seu movimento anual aparente ao redor da Terra”, explica Lobo.

No domingo, dia 24, haverá palestra às 18h30, “Lendas e Histórias na Primavera”. Na parte externa, às 19h30, Júlio Lobo fará um passeio pelo firmamento, mostrando as principais constelações e suas lendas.

Serviço

“Lua Deusa da Noite”

Dia: 22 de setembro (sexta-feira)

Horário: das 18h às 21h (com bilheteria fechando às 20h30)

“O Céu da Primavera”

Dia: 24 de setembro (domingo)

Horário: das 17h às 21h (com bilheteria fechando às 20h30)

Ingressos:

R$ 10,00 inteira

R$ 5,00 meia (estudantes com identificação)

Pagamento somente em dinheiro (não são aceitos nem cartões e nem PIX)

É recomendável levar agasalho, já que o local é serrano e frio. Condições climáticas como tempo nublado ou céu com muitas nuvens podem comprometer as observações e, em caso de tempo chuvoso ou com condições climáticas desfavoráveis, o Observatório não abre para visitação e observação ao telescópio. Pagamento somente em dinheiro (não são aceitos cartões e nem PIX).

Sair da versão mobile