Connect with us

Nossa Cidade

Atividades marcam Outubro Rosa na SetranspEmdec, com ênfase na prevenção

Cerca de 150 colaboradores e terceirizados da Setransp/Emdec participaram de evento realizado na manhã desta terça-feira, 26 de outubro, na Minicidade da Emdec, dentro da campanha Outubro Rosa. Organizado em conjunto pela área de Treinamento e Desenvolvimento e Processo de Segurança e Medicina do Trabalho, o momento foi planejado para conscientizar os presentes sobre a importância da manutenção de exames regulares para a prevenção e o combate ao câncer de mama.  

A ocasião também foi oportunidade para homenagear a ex-colaboradora Rosa Lúcia da Silva, que faleceu no dia 4 de outubro. Há cinco anos, após uma palestra sobre o tema na Emdec, Rosa compartilhou que foi diagnosticada com a doença. Ao longo dos anos, ela atuou em eventos de conscientização da empresa, dando o seu testemunho em prol do diagnóstico precoce. 

Na abertura do evento, o secretário de Transportes, Vinicius Riverete, ressaltou a necessidade de falar sobre o assunto e fez um apelo para que todos levassem a conscientização sobre a doença para além dos muros da Emdec. “Divulguem nas suas famílias a importância do autoexame e de procurar os caminhões de mamografia. Acreditem: muita gente não tem essa informação”, enfatizou. 

O diretor-presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, também destacou o papel multiplicador que cada um pode desempenhar. “Esses eventos que fazemos são marcos simbólicos de posturas que temos que ter perante as nossas vidas e as políticas públicas”, disse. “Fico muito feliz de ver a nossa empresa engajada na mudança”. 

A manutenção de exames periódicos, como a mamografia, foi lembrada pelo médico do trabalho da Emdec, Júlio Pereira das Neves, como uma ferramenta fundamental para o combate à doença. “O que reforçamos é isso: fazer pelo menos uma visita anual ao ginecologista. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura”. 

Familiares de ex-colaboradora participam da homenagem 

Agora, o jardim em frente ao prédio da Diretoria de Operações (DO) da Emdec tem nome: Jardim Rosa Lúcia. A placa com o nome do local, que tantas vezes foi porta de entrada para a ex-colaboradora, veio acompanhada do plantio de roseiras, entregues aos seus familiares durante a cerimônia. 

Participaram do momento os seus filhos, Gabrielly Cristina de Paula e Eduardo Rafael de Paula, e outros familiares. Eles receberam mudas para plantio no jardim da DO e de suas casas, além de um buquê de rosas, entregues por gestores e colegas de trabalho de Rosa. 

Filha de Rosa e ex-estagiária da Emdec, Gabrielly agradeceu a todos. “Nasci nessa empresa e, desde nova, minha mãe sempre amou o seu trabalho com todas as forças. Ela dizia: a Emdec é a minha vida, aquela empresa me faz tão feliz”, compartilhou. 

“Não tenho palavras para agradecer esse momento que vocês proporcionaram para a minha família. Foram 29 anos maravilhosos para ela”, completou o filho Eduardo, sobre o tempo de trabalho de Rosa na Emdec. 

Sair da versão mobile