Connect with us

Nossa Cidade

Ato inicia mês de conscientização dos direitos das pessoas com deficiência

Um conjunto de atrações no saguão do Paço Municipal na manhã desta sexta-feira, dia 1º de setembro, assinalou o início das celebrações do Setembro Verde, mês voltado à conscientização dos direitos das pessoas com deficiência. Um hotsite foi criado especialmente para a data: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/setembroverde.

A solenidade incluiu uma apresentação de rugby em cadeira de rodas da Adeacamp, a apresentação de dança com o grupo “Em movimento” com a Professora Ester Piza da Sorri Campinas e a apresentação de balé infantil do projeto “Mais Dança, um convite para a inclusão” com a Professora Liliane Mello.

“O objetivo dessas ações é enfatizar a importância da luta e da conscientização pelos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

O tema deste ano para a campanha do Setembro Verde é o capacitismo. “O capacitismo é uma forma de preconceito que se infiltra em nossas vidas de maneira sutil, muitas vezes sem que percebamos. É quando presumimos que uma pessoa com deficiência é limitada de alguma forma, colocando-a em uma posição de inferioridade”, explicou Regina Danielli Araujo Guimarães, diretora do Departamento de Gestão da Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Estimativas

Segundo dados oficiais do Censo 2010 do IBGE, Campinas, que à época contava com uma população de pouco menos de 1,1 milhão de habitantes, registrava 305 mil pessoas com deficiência, seja ela mental, auditiva, motora ou visual. Esse número representava 28% da população. Os dados do Censo 2022 sobre esse tema ainda não foram disponibilizados.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece os seguintes serviços à população com deficiência:

A plataforma “Emprega Bem”: tem como finalidade aproximar empresas que desejam contratar profissionais com deficiência, por meio da oferta de vagas. 

O cartão “Bem Acessível”: criado para facilitar o acesso a serviços públicos municipais. 

O programa “Acessibilidade Inclusiva”: visa desenvolver e coordenar ações que ampliem e qualifiquem a mobilidade, circulação e segurança das pessoas com deficiência. 

O guia digital “Caminhos da Inclusão”: congrega serviços georreferenciados próximos ao cidadão no município. 

A Coordenadoria Arquitetônica: atua principalmente com vistorias e orientações técnicas sobre acessibilidade arquitetônica em imóveis públicos ou de uso público, bem como dá esclarecimentos para a iniciativa privada sobre acessibilidade arquitetônica de maneira geral. Também realiza as análises dos projetos de construção ou reforma dos equipamentos públicos fazendo os apontamentos necessários quanto as normas de acessibilidade vigentes que devem ser seguidas na execução das obras.

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência; busca reunir, organizar e disponibilizar informações e serviços de interesse para pessoas com deficiência, seus familiares, profissionais da área, estudantes de diversas áreas, órgãos públicos e a população em geral. 

A Central de Interpretação de Libras: conta com uma equipe de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) que asseguram a acessibilidade comunicacional entre a pessoa surda e os serviços públicos. Os atendimentos podem ser presenciais no CRPD, in loco, acompanhando a pessoa surda no serviço público, ou ainda de forma remota, por videochamada, através do WhatsApp da CIL no número (19) 99119-5316.

As “Residências Inclusivas”: 

O “Centro Dia TeAcolhe” (em implantação): voltado a pessoas com autismo, que deve começar a funcionar em desembro deste ano.

Mais atividades

As atividades vão prosseguir ao longo do mês. No dia 10, o Kartódromo da Lagoa do Taquaral receberá a “Corrida Setembro Verde e Amarelo” às 8h, organizada pelo Instituto Protege. Este evento gratuito tem como finalidade a arrecadação para o banco de alimentos. 

Outras atividades incluem a capacitação de motoristas da Secretaria na Emdec no dia 16; o “Projeto Biblioteca Azul – Uma descoberta acolhedora”, destinado a alunos autistas da escola Tiquira na Biblioteca Municipal nos dias 20 e 22; e o “Dia Nacional da Luta da Pessoa com deficiência” no Auditório Ceprocamp no dia 21. E esses são apenas alguns dos eventos que ocorrerão em setembro. Além disso, haverá ações de divulgação no Guarani FC e iluminação dos prédios públicos na cor verde durante todo o mês.

Sair da versão mobile