Nossa Cidade
Atualizado diariamente, painel virtual é nova arma contra as arboviroses
A Secretaria de Saúde lançou nesta quarta-feira, 19 de outubro, mais uma ferramenta para garantir transparência na divulgação dos dados e auxiliar os técnicos da Pasta na adoção de medidas contra as arboviroses, principalmente dengue e chikungunya.
O “Painel Interativo Arboviroses – Monitoramento de Dados de Campinas” pode ser acessado no link https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNDliZTg1ZDgtZWEwNS00ZGExLWI4NmQtNjE0NWM0NDljNDc0IiwidCI6IjYzZDI3MTU1LTY2MTYtNGI1NC1iYTc2LWVkZDZlNzc0MWQxNyJ9
Ele faz parte do conteúdo técnico do site https://dengue.campinas.sp.gov.br/ .
A ferramenta traz dados acumulados desde 2011. É possível encontrar número de casos e mortes pelas doenças, incidência por distrito e por centro de saúde, unidades que notificaram o caso, gravidade, sintomas das doenças, casos e óbitos por raça e faixa etária, entre outros. As informações são atualizadas diariamente.
“O painel é uma ferramenta inovadora, capaz de trazer interação com os dados referentes às arboviroses em tempo quase real, o que pode deixar o processo de tomada de decisão mais ágil e eficaz”, afirmou Priscilla Bacci Pegoraro, assessora técnica do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) e articuladora da Intersetorialidade do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, criado em 2015.
O comitê conta com a participação de 14 secretarias (de Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, o Serviço 156, a Rede Mário Gatti e a Sanasa.
O comitê se reúne regularmente para discutir o combate às arboviroses e a situação epidemiológica da cidade para, dessa forma, desencadear as ações intersetoriais.