Nossa Cidade
Audiência na Câmara discute Trânsito e Mobilidade Urbana no Plano Diretor
Trânsito e Mobilidade Urbana foi o tema da terceira audiência pública, convocada pela Câmara de Vereadores, que trata das ações que compõem o Plano Diretor Estratégico (PDE) do município. A reunião, realizada na noite de quinta-feira, 16 de novembro, foi coordenada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Rafael Zimbaldi, e pelo presidente da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário, vereador Jorge Schneider.
Estiveram presentes no evento vereadores, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), engenheiros, arquitetos, urbanistas, representantes de associações, movimentos de bairros e entidades de classe, técnicos da Administração e munícipes. O secretário Carlos Augusto Santoro, da Pasta de Planejamento e Urbanismo, e o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, detalharam as ações na área.
“O Plano Diretor foi realizado de uma maneira bastante conjunta, resultado do trabalho de uma grandiosa equipe”, destacou Barreiro. Santoro salientou a participação dos técnicos da Administração e a interação com os munícipes, na estruturação do PDE.
O secretário de Transportes fez uma apresentação sobre Mobilidade Urbana e Transporte, onde pontuou artigos da Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana e a hierarquização de princípios, como a mobilidade ativa (feita por pedestre e ciclista), transporte público coletivo, cargas e, por último, a mobilidade individual motorizada.
O presidente da Emdec também explicou os conceitos que compõem o Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável (DOTS). “É diretriz da Administração municipal e determinação do prefeito Jonas Donizette a priorização do transporte público coletivo no nosso município”, enfatizou Barreiro.
O DOTS envolve oito pontos principais: caminhar, pedalar, conectar, usar, promover mudanças, adensar, misturar e compactar. “O principal objetivo é formar diversas centralidades no município, todas elas com vida completa e própria”, revelou Barreiro.
Mobilidade
Durante a apresentação, o secretário de Transportes também explicou como será a Rede Estrutural de Mobilidade que será formada no município; a adoção de veículos não poluentes; a integração metropolitana; o Plano de Mobilidade Urbana, pensando no município até 2025; e o Plano Viário, que tem horizonte de 25 anos. Forma de financiamento também esteve presente na apresentação.
Concluindo a exposição, Barreiro atualizou o processo de implantação dos três corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) no município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. “Nesta semana já começamos a concretagem do primeiro trecho do Corredor Campo Grande”, informou.
Sessão de perguntas com a participação do público presente e dos vereadores, com as devidas respostas, dadas por Santoro e Barreiro, encerrou a audiência pública.
Próximas reuniões
Confira datas e temas das próximas audiências públicas sobre o Plano Diretor Estratégico. Estão previstas mais três reuniões.
– 23/11 (quinta-feira), 19h. PDE e o Meio Ambiente, Área de Proteção Ambiental e Plano de Manejo.
– 25/11 (sábado), 8h30. PDE, Nossa Cidade e a Região Metropolitana de Campinas.
– 2/12 (sábado), 8h30. PDE com Base em Finanças e Orçamentos.