Connect with us

Nossa Cidade

Audiência pública vai debater plano para resiliência, mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Falta uma semana para que governo, academia, sociedade civil e setor privado estejam juntos em um mesmo espaço físico para discutir, por meio de audiência pública, o Plano Local de Ação Climática (Plac), documento que guiará Campinas nas ações de promoção da resiliência, mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O encontro será realizado no dia 9 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Salão Vermelho do Paço Municipal.

 

 

O evento, organizado pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), visa reunir os vários segmentos da sociedade para coletar informações, críticas, sugestões e outros elementos que contribuam para o aperfeiçoamento do Plac. Para qualificar o debate, a Seclimas solicita aos participantes que leiam os conteúdos que estão disponíveis para consulta em https://campinas.sp.gov.br/secretaria/clima-meio-ambiente-e-sustentabilidade/pagina/plano-local-de-acao-climatica .

 

 

Entre os produtos do Plano que serão discutidos estão: Diagnóstico inicial, Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Campinas; Cenário de emissões futuras, Avaliação de risco climático, Relatório da participação social e Relatório final – versão preliminar.

 

 

Segundo o secretário da Seclimas, Rogério Menezes, Campinas está entre as poucas grandes cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife que terão plano de ação para mitigação e adaptação às mudanças climáticas com ações e metas para até 2050.

 

 

“O plano envolveu a maioria das secretarias e órgãos municipais e precisa envolver toda a sociedade. Serão investimentos enormes em infraestrutura, em recomposição florestal, em adaptação climática que determinarão o caminho da recuperação, da preparação da cidade para as mudanças climáticas até 2050”, destaca Menezes.

 

 

“A participação de cada um da sociedade, das entidades, das universidades nesse processo será fundamental, a começar pela audiência pública”, complementa o secretário do Clima.

 

 

Plano Local de Ação Climática

 

 

Na última década, o município de Campinas vem inovando e liderando as pautas das Mudanças Climáticas, com o fortalecimento da legislação ambiental, assinatura de compromissos, e diversas ações voltadas ao enfrentamento das mudanças do clima.

 

 

Agora, o município está finalizando o Plano Local de Ação Climática, que se configurará como um documento estratégico focado em entregar à cidade uma visão integrada e inclusiva – alinhada com suas prioridades sociais, ambientais e econômicas – bem como as condições facilitadoras e marcos de implementação necessários para ações voltadas à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência da cidade frente aos impactos da mudança do clima.

 

 

Assim, o Plano, que envolve diversos atores, tanto instituições públicas, privadas, quanto sociedade civil e academia, responderá aos compromissos e metas assumidos pelo município enquanto fortalece a gestão pública intersetorial, ao integrar a ação climática aos processos estratégicos de planejamento, gestão, serviços urbanos e ecossistêmicos.

 

 

Quatro diagnósticos técnicos são usados como base neste processo: a análise do estado atual da ação climática integrada em Campinas, a atualização do inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE, a elaboração de cenários de reduções de emissões para que sejam zeradas até 2050 e uma análise de riscos climáticos e sua distribuição sociogeográfica na cidade.

 

 

SERVIÇO

 

Audiência Pública para apresentação e leitura comunitária do Plano Local de Ação Climática de Campinas

 

Data: 09/05/2024 – Quinta-Feira

Local: Salão Vermelho

Endereço: Av. Anchieta, 200, andar térreo do Paço Municipal

Horário: 18h às 21h

Conteúdos : https://campinas.sp.gov.br/secretaria/clima-meio-ambiente-e-sustentabilidade/pagina/plano-local-de-acao-climatica .

 

 

Sair da versão mobile