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Aumenta a busca por serviços em canais digitais da Emdec
Duas semanas após a adoção da obrigatoriedade do agendamento prévio para atendimentos presenciais realizados em sua sede, na Vila Industrial, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registra um salto na busca pelos canais digitais da empresa, que oferecem diversos serviços on-line. Desde o início da mudança no atendimento, 1º de abril, até o dia 14, foram registrados 3.200 atendimentos pelo WhatsApp e Chatbot da empresa, e 154 pelo Fale Conosco Emdec Web. Os números são praticamente o dobro dos registrados na segunda quinzena de março (15 a 31/03), período anterior à mudança no atendimento presencial: foram 1.780 pelo WhatsApp e Chatbot, e 45 no Fale Conosco Emdec Web.
Além de ofertar um fluxo de atendimento presencial mais organizado, a implantação do sistema de agendamento foi possível devido ao crescimento dos canais digitais da Emdec. Isso porque diversos serviços podem ser solucionados por esses canais, sem necessidade de atendimento presencial. Pelo WhatsApp (19 3731-2910) e Chatbot disponível no site www.emdec.com.br (em ícone com ilustração de um agente da mobilidade urbana), por exemplo, é possível acessar serviços relacionados a multas, Pátio Municipal, linhas de ônibus e PAI-Serviço.
O sistema de agendamento passou a ser adotado no dia 1º de abril, após a mudança ser comunicada à população durante um mês. Nesta primeira quinzena de mudança no atendimento presencial, foram realizados cerca de 15 agendamentos diários. A maior procura pelo serviço tem sido para tirar dúvidas e tratar solicitações administrativas relacionadas a multas; seguido pela busca por credenciais de estacionamento para pessoas idosas ou com deficiência; e orientações ou cadastro no PAI-Serviço, programa de transporte gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
Agendamento é feito pelo app ou site
O usuário que deseja ser atendido presencialmente pode reservar um horário pelo aplicativo da Emdec ou site, no botão “Agendar atendimento”. No sistema, é preciso selecionar o serviço para o qual deseja atendimento e, no calendário, a data e o horário escolhido. Também é preciso incluir dados como nome, sobrenome e e-mail, e finalizar a solicitação. É importante ficar atento à caixa de e-mail, pois uma confirmação do agendamento será enviada ao usuário. Caso seja preciso alterar ou cancelar o agendamento, a informação também será compartilhada pelo endereço eletrônico, com a devida justificativa.
A coordenadora do Processo de Atendimento e Expediente da Emdec, Elaine Acorsi, explica que é preciso cadastrar corretamente as informações sobre o atendimento pretendido. “Um erro comum é registrar um serviço e, na verdade, buscar por outro. Às vezes, o usuário busca um serviço que deve ser solucionado por um canal diferente do atendimento presencial”, conta. “Nestes casos, enviamos e-mail cancelando o agendamento e direcionando para o canal correto, até mesmo para evitar que a pessoa se desloque até a Emdec”.
Em relação aos demais canais de atendimento, além do WhatsApp, Chatbot e Fale Conosco Emdec Web, há a opção de telefonar para o já tradicional telefone 118. E quem prefere obter orientações pessoalmente, sem agendamento, pode tirar dúvidas nos balcões no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nos Agiliza Campinas Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas.