Nossa Cidade
Reunião discute novo zoneamento do Polo de Inovação com moradores de Barão Geraldo
A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas (Seplurb) realizou uma reunião com os moradores do Distrito de Barão Geraldo para discutir o projeto de lei do novo zoneamento do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) da cidade. A reunião, que contou com a presença de 316 pessoas, teve como objetivo apresentar os temas tratados nas oficinas regionais realizadas anteriormente. A Comissão de Acompanhamento, composta por representantes dos moradores, também participou do processo de discussão.
Durante o encontro, foram abordados temas como o perímetro de abrangência do PIDS, os objetivos e instrumentos urbanísticos previstos no projeto de lei, as propostas para o meio ambiente e a infraestrutura do polo, além do modelo de zoneamento, parcelamento do solo e mobilidade urbana. A equipe da Seplurb realizou breves apresentações sobre cada tema antes de abrir a palavra para os presentes.
Uma das propostas acatadas no projeto de lei foi a limitação de construções de quatro andares na área de ampliação do PIDS. No entanto, foi mantida a decisão de permitir prédios de sete pavimentos na área central do polo, correspondente ao Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp. Atualmente, a lei de uso e ocupação do solo permite prédios de até 12 pisos na região de ampliação do PIDS.
A previsão da Seplurb é realizar uma Audiência Pública sobre a minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) do PIDS no próximo mês, a ser enviada à Câmara até o final do ano. Essa reunião final com a comunidade do distrito está agendada para 19 de agosto.
O processo de discussão conta com a participação popular desde o início. A primeira rodada de oficinas regionais, realizada em março, teve cerca de 300 participantes e 749 contribuições. As dúvidas levantadas foram sistematizadas pela equipe da Seplurb e pela Comissão de Acompanhamento, servindo de ponto de partida para a segunda rodada de oficinas, realizada em maio, que contou com a participação de 195 pessoas e resultou em 384 contribuições.
Para mais informações sobre o PIDS e acesso aos materiais das discussões, a população pode visitar o portal da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas.